MENU
×Candidata de RO que fez campanha com n° errado teve 3 votos válidos
A candidata a vereadora Edilamar Quintão (PTN), que descobriu no domingo (2) ter feito toda campanha eleitoral com o número errado, obteve três votos válidos nas eleições de Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o 'santinho' da vereadora não estava com o número oficial de registro no órgão. Ela só descobriu o erro no momento que foi votar, quando a urna não reconheceu a numeração digitada.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Guajará-Mirim tinha mais de 25 mil eleitores aptos a votarem no domingo, porém apenas 21.776 foram às urnas no domingo para escolher 21 dos mais de 100 candidatos à Câmara de Vereadores. Com a obtenção de 3 votos na urna, Edilamarr teve 0,01% dos votos válidos e ficou na 93ª posição.
Em entrevista a candidata disse no domingo que fez a campanha e imprimiu os santinhos com o número 19.159. Mas, segundo o TRE, o número correto de Edilamar era 19.789. "Quando digitei apareceu candidato inexistente, então chamei o presidente da seção para ver o que estava acontecendo. Ele conferiu o número e disse que era 19.789. Fiquei frustrada e estou muito decepcionada com isso", disse.
O chefe do Cartório Eleitoral de Guajará-Mirim, Diogo Lopes, acredita que Edilar foi prejudicada nas eleições, pois o número divulgado na campanha era inexistente e os eleitores não conseguiram votar na candidata.
A candidata registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Regional de Polícia Civil e disse que pretende procurar orientação de um advogado.
"Estou me sentindo muito prejudicada, pois agora não dá mais tempo para nada. Vou ser a piada da cidade e com certeza minha candidatura foi por água abaixo. Essa situação é difícil", desabafa Edilamar.
Fonte e foto: Júnior Freitas - G1/RO