MENU
×Como me organizar financeiramente?
Se organizar financeiramente pode parecer difícil, mas se for feito do jeito certo e muito bem planejado, pode trazer diversos benefícios. Mas como posso deixar minha vida financeira organizada? Que tal simplificar? Selecionamos uma maneira interessante de se organizar e separamos em 3 passos. Vamos lá?
CONTAS
Para começar, separe 50 % do seu planejamento financeiro para os gastos necessários. O que são esses gastos? Aluguel, condomínio, contas de luz, água e telefone, gasolina e/ou despesas de transporte, alimentação, saúde e educação são alguns exemplos de gatos essenciais, ou seja, todos aqueles necessários para você se manter no dia a dia.
POUPANÇA
Crie o hábito de guardar dinheiro mensalmente, e se possível poupe no mínimo 15% do seu salário. Guardar dinheiro é fundamental para quem deseja garantir um futuro com mais tranquilidade. Sobrou no fim do mês? Guarde. Não gastou com tal coisa? Guarde. Quanto antes você começar a poupar, mais você poderá guardar.
DIVERSÃO
Vamos concordar: não adianta viver apenas para poupar. É necessário saber aproveitar a vida. Porém, gaste com sabedoria. Compre o que for necessário e aproveite mais os momentos do que as coisas. Deixe 35 % de seu salário para outros gastos e atividades, como cinema, viagens, hobbies, salão de beleza, academia, jantares, etc. Se não gastar, guarde para o próximo mês ou na sua poupança, mas tente obter um equilíbrio entre viver e poupar.
-> Caso você esteja com muitas dívidas ou que seu foco seja apenas guardar dinheiro, que tal fazer uma troca? Deixe para guardar 35 % de seu salário e gastar 15 % apenas com as outras atividades e lazeres.