MENU
×Todos em alerta contra leptospirose
Com o intenso e prolongado período de chuvas, e as cheias dos rios e igarapés, vem crescendo o número de casos de notificação de suspeita de Leptospirose, com isso a Prefeitura de Ariquemes, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, ligada a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), faz um alerta de esclarecimento contra a leptospirose e os cuidados necessários para combater a doença.
A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida através de contato direto com água ou lama contaminadas pela bactéria leptospira, principalmente se a pessoa for portadora de ferimentos. O período de incubação pode durar até 14 dias e os sintomas são: dor de cabeça, calafrios, febre alta, dores musculares, coloração amarelada da pele, fraqueza, vômitos, hemorragias na pele e nas mucosas e alteração do volume urinário.
As formas mais eficazes de prevenção são a eliminação e o controle da proliferação dos ratos, que se dá por meio de limpeza dos ambientes. Em caso de enchentes é necessário evitar contato direto com a água ou lama, lavar chão, paredes, roupas e objetos domésticos atingidos com sabão e água sanitária (um copo de água sanitária para 20 litros de água).
Fonte: Comunicação PMA
Notícias Relacionadas
Thiago Flores se recusa a assinar TAC com MP sobre livros didáticos de Ariquemes