MENU
×Realizada a primeira etapa da Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil
A Prefeitura de Ariquemes, juntamente com os municípios de Alto Paraíso, Campo Novo, Monte Negro e Rio Crespo, realizou na manhã desta sexta-feira (28), a primeira etapa da 1º Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil (CIMPDC). Para conclusão completa da conferência ainda ocorrerão mais duas etapas, sendo que a segunda será realizada no dia 06 de março e a etapa final no dia 11 de março.
As ações da Conferência passam por uma questão central, como a necessidade de uma mudança de cultura, tanto na forma de o governo lidar com os assuntos relacionados à questão do risco e dos desastres, como também na maneira com que a própria comunidade encara o tema. Essa mudança cultural, visa ampliar a capacidade de percepção dos riscos existentes, de preparação para possíveis eventos adversos e de transformação do ambiente, para torná-lo menos vulnerável e, em consequência, mais resiliente aos impactos negativos provocados pelos eventos adversos, principalmente aqueles recorrentes.
Os temas relacionados à Proteção e à Defesa Civil estão em evidência em todo o mundo. As mudanças do clima têm gerado um número de eventos adversos para os quais as comunidades precisam se preparar e com os quais os governos precisam lidar, com foco na criação de comunidades e de cidades resilientes.
O processo conferencial foi, então, estruturado em torno de quatro eixos temáticos, que visam orientar as conferências municipais e estaduais, com o objetivo de oferecer uma visão geral de contexto, algumas informações sobre cada um dos eixos propostos, além de questões orientadoras para o debate.
As próximas etapas serão:
06/03/2014 - às 8h - Reunião ampliada
Prefeitura Municipal de Ariquemes - Sala de Treinamentos
Local: Tancredo Neves nº 2166 – Setor Institucional
11/03/2014 - às 7h30min
Plenária Final da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil
Local: Câmara de Vereadores de Ariquemes
Tema: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”
Eixos temáticos da Conferência:
I - Gestão integrada de riscos e resposta a desastres;
II - Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil;
III - Gestão do Conhecimento em Defesa Civil;
IV - Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.
Fonte: Comunicação PMA
Fotos: Arquivo PMA
Notícias Relacionadas
Thiago Flores se recusa a assinar TAC com MP sobre livros didáticos de Ariquemes