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20/04/2016 13:08:21

Agência de Publicidade deve pensar no resultado do anunciante

Pautada na ética, na moralidade, na legalidade, na técnica, na criatividade e nos bons costumes dentro da publicidade, uma boa Agência de Publicidade é aquela que pensa no resultado do anunciante, e não no próprio bolso. Esta é a verdade quando uma Agência de Publicidade assume a "conta" de um determinado anunciante, que deseja ter uma comunicação adequada com seu público-alvo.

A escolha correta dos "meios" e "veículos de comunicação" é uma das principais habilidades e responsabilidades que uma Agência de Publicidade deve ter para que a campanha seja um sucesso.

Para isso, a Agência precisa ter seriedade, profissionais capacitados, conhecimento de marcado e pesquisa na mão, para fazer a distribuição correta das "verbas" disponíveis, senão a campanha pode ser uma grande "furada", um fracasso total, e o anunciante ter jogado dinheiro no lixo, literalmente.

Quando se fala em publicidade, atirar no "escuro" é um erro. Além da qualidade da campanha, a Agência deve pensar no resultado para o anunciante, e não no próprio bolso.

Um "mix" de mídia bem feito, ou seja, a escolha correta dos veículos de comunicação para uma determinada campanha, deve estar baseada nas audiências dos veículos, e por que não dizer em sua "credibilidade" no mercado.

A Agência de Publicidade deve ter profundo conhecimento do mercado e sempre em mãos pesquisas atualizadas, com os dados estatísticos das rádios, tvs, revistas, jornais, outdoors, sites, mídias sociais, mobiles, enfim, de todas as mídias.

Os empresários e/ou anunciantes também devem estar atentos quanto a isso, em onde o seu dinheiro está sendo investido e qual resultado está obtendo. Publicidade é para ter resultado, se isto não está ocorrendo é porque tem algo de errado, ou na mídia utilizada ou no conteúdo do anúncio especialmente.

Basicamente, para uma boa "comunicação" com  o público alvo, não é necessário grandes investimentos em mídia, e sim, a escolha correta dos "meios" e "veículos" de comunicação para levar a mensagem pretendida corretamente.

É lamentável que uma Agência de Publicidade, por falta de conhecimento, técnica, ou aproveitando-se da "ignorância" do anunciante ou talvez até mesmo agindo de má-fé pensando em seu próprio bolso, faça uma distribuição de mídia errônea, tendenciosa e maliciosa, apenas para se beneficiar de uma comissão maior oferecida por um determinado veículo à Agência, ou pior, apenas porque é brigado ou não gosta de um determinado veículo de comunicação, deixando de observar e utilizar dados extremamente importantes e elementares de cada veículo, para beneficiar o anunciante.

Agência de Publicidade profissional, respeita os índices de audiência dos meios e dos veículos de comunicação, e preza pelo resultado do anunciante.

O anunciante deve saber que a Agência de Publicidade deve fundamentar a escolha de cada veículo de comunicação e estimar o público que será atingido, qualitativamente e quantitativamente, além de comprovar e apresentar os resultados obtidos no final de cada campanha, que podem ser demonstrados por pesquisas, gráficos de aumento nas vendas do anunciante, comparativos com as campanhas dos anos anteriores, gráficos do público alvo atingido, faixa etária, sexo, dentre outras formas de controle.

As Agências devem acompanhar toda campanha, desde o seu lançamento, crescimento, maturidade e término, sempre atenta para fazer os ajustes ao longo do percurso, se necessários.

"Brincar" com o dinheiro do anunciante, além de ser fácil, é um ato imaturo e fora de moda, até porque as verbas disponíveis para publicidade estão cada vez mais escassas, e precisam ser otimizadas. Cada centavo investido em mídia deve ser valorizado para obter o melhor custo-benefício.

O anunciante deve se perguntar: Será que eu estou obtendo o máximo de retorno com a minha publicidade? Será que eu estou investindo corretamente? Será que eu devo pegar uma segunda opinião sobre este assunto? Será que devo exigir da minha Agência de Publicidade que apresente a audiência dos veículos que eu estou anunciando?

 

Vilhena tem boas Agências de Publicidade que podem oferecer uma ótima assessoria de comunicação.

 

Uma coisa é certa, comunicação é tudo. E a escolha correta dos veículos de comunicação é essencial para o sucesso da sua campanha, da sua empresa.

Fique sempre de olho na sua mídia, dê mais atenção para isso de hoje em diante, também fique de olho na concorrência, nas mudanças rápidas que o mercado está exigindo de você e da sua empresa, e boas vendas.

Escrito por:

Fabrício Reginato / Diretor Geral do Grupo Onda Sul de Comunicação / Vilhena / RO




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