OUÇA AO VIVO!
HORA NEJA 15:35h às 20:00h
Tempo limpo 29° | Vilhena - RO   00:00:00 | 16 de Junho
OUÇA AO VIVO
HORA NEJA 15:35h às 20:00h
23/02/2023 15:24:12

Receita apreende 14,8 toneladas de seringas, bolsas de sangue e lixo hospitalar de Portugal no Porto de Suape

A Receita Federal apreendeu 14,8 toneladas de lixo hospitalar no Porto de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. Os resíduos estavam em um contêiner que saiu de Portugal. Na carga, havia seringas, mangueiras, bolsas para sangue e outros resíduos hospitalares.

 

O material pode oferecer riscos à saúde pública, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a importação não é autorizada. Os nomes das pessoas e empresas envolvidas não foram divulgados devido ao sigilo fiscal, segundo a Receita.

 

A apreensão foi divulgada por meio de nota, nesta quinta-feira (23). A carga foi detectada pelos fiscais que realizavam a análise de risco dos materiais que chegam no porto. Durante a inspeção, o contêiner foi considerado “suspeito”.

 

A carga havia sido declarada pelo importador como "polímeros de cloreto de vinila", mas, na verdade, eram mangueiras, bolsas para sangue e outros resíduos hospitalares.

 

O caso começou a ser desvendado quando a Receita Federal enviou um ofício à Anvisa, na quinta (16). Os fiscais relataram a suspeita da carga e pediram apoio para realizar a inspeção. Na sexta (17), a Anvisa vistoriou as mercadorias e confirmou que eram resíduos sólidos hospitalares.

 

Fonte: G1




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech