MENU
×![](/template/static/images/icon-aovivo.png)
![](/template/static/images/play-btn.png)
![](/template/static/images/play-btn-stop.png)
![Tempo nublado](/template/static/images//tempo/28.png)
![](/template/static/images/icon-aovivo.png)
Iceberg gigante do tamanho da cidade de SP se desprende da Antártica
Um iceberg com tamanho equivalente à área da cidade de São Paulo se desprendeu no domingo de uma plataforma de gelo próxima a uma estação científica do Reino Unido na Antártica, anunciou um grupo de cientistas na segunda-feira (23).
Apesar de a região estar ameaçada pelo aquecimento global, o desprendimento não está relacionado à mudança climática, afirma o British Antarctic Survey (BAS), um órgão que estuda as regiões polares.
O bloco de gelo, de 1.550 km² (a cidade de SP tem cerca de 1.520 km²), se desprendeu da camada flutuante entre 16h e 17h de domingo, no horário de Brasília, depois que a maré forte na região aumentou a fenda que já existia na plataforma de gelo, informou o BAS.
Há dois anos, outro iceberg de tamanho similar já havia se desprendido nessa mesma região, batizada de plataforma de gelo Brunt, onde está localizada a base científica britânica Halley VI.
As grandes fissuras nas plataformas de gelo vêm aumentando na última década, segundo os glaciologistas.
Em 2016, o BAS decidiu mover a base Halley VI para outro lugar, a cerca de 20 quilômetros de distância, por temer que a estação ficasse à deriva sobre um iceberg.
"Este desprendimento era esperado e é parte do comportamento natural da plataforma de gelo Brunt. Não está vinculado à mudança climática", explicou o glaciologista Dominic Hodgson, citado em uma nota.
Fonte: G1
Notícias Relacionadas
![](https://ondasulderondonia.com.br//fotos/noticias/min/1729860752671b94903927a.jpg)
Parlamento da Rússia ratifica acordo de cooperação militar com a Coreia do Norte
![](https://ondasulderondonia.com.br//fotos/noticias/min/167545666763dd709b91d7c.jpg)
Viagem de Papa Francisco ao Sudão do Sul é antecedida por massacre com 27 mortos