OUÇA AO VIVO!
h às h
Tempo nublado 21° | Vilhena - RO   00:00:00 | 04 de Fevereiro
OUÇA AO VIVO
h às h
16/09/2022 16:43:05

Com um sorriso, Putin avisa Ucrânia: a guerra pode ficar mais séria

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sorriu ao minimizar. Nesta sexta-feira (16), uma contraofensiva ucraniana relâmpago contra tropas russas, mas alertou que Moscou responderá com mais força se suas forças forem colocadas sob mais pressão.

Discursando após cúpula da Organização de Cooperação de Xangai na cidade uzbeque de Samarcanda, Putin classificou a invasão da Ucrânia como um passo necessário para evitar o que ele disse ser um plano ocidental para separar a Rússia. Moscou, disse ele, não tem pressa na Ucrânia. E seus objetivos permaneceram inalterados.

“As autoridades de Kiev anunciaram que lançaram e estão conduzindo uma operação contraofensiva ativa. Bem, vamos ver como ela se desenvolve, como termina”, disse Putin, com um sorriso.

Foi seu primeiro comentário público sobre a derrota de suas forças na região de Kharkiv, no Nordeste da Ucrânia, há uma semana, que provocou críticas públicas de comentaristas militares russos.

A Rússia atingiu infraestrutura ucraniana em resposta, incluindo uma barragem de reservatório e fornecimento de eletricidade, e Putin disse que esses ataques podem piorar.

Putin também disse que a Rússia está gradualmente assumindo o controle de novas áreas da Ucrânia.

Anteriormente, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que jornalistas ucranianos e internacionais seriam apresentados ao local para ver o que havia sido descoberto. “Queremos que o mundo saiba o que realmente está acontecendo e o que a ocupação russa levou”, disse Zelensky.

O Centro de Comunicações Estratégicas da Ucrânia disse na quinta-feira (15) que alguns dos túmulos descobertos em Izium eram “recentes” e que os cadáveres enterrados lá eram “principalmente civis”.

Izium foi alvo de intensos ataques de artilharia russa em abril. A cidade, que fica perto da fronteira entre as regiões de Kharkiv e Donetsk, tornou-se um importante centro para os militares invasores durante cinco meses de ocupação.

As forças ucranianas retomaram o controle da cidade no sábado (10), dando um golpe estratégico ao ataque militar da Rússia no Leste.

Fotos divulgadas pelo Ministério da Defesa ucraniano nesta sexta-feira mostraram várias cruzes em covas em uma área arborizada perto de Izium, bem como um poço maior cavado no chão da floresta.

 

Fonte: CNN Brasil




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech