OUÇA AO VIVO!
Jornal Onda Sul 12:00h às 14:00h
Chuvas esparsas 24° | Vilhena - RO   00:00:00 | 29 de Março
OUÇA AO VIVO
Jornal Onda Sul 12:00h às 14:00h
21/08/2017 15:44:43

INSTITUTO PILATES VILHENA: O auxílio do Pilates no tratamento de doenças

O Pilates é um grande aliado de idosos, gestantes e atletas. E também ajuda na prevenção de doenças da coluna, osteoporose, diabetes, hipertensão, avc, parkinson, depressão e outros.

Além dos benefícios estéticos, como a postura mais elegante e um bom condicionamento físico, o Pilates também ajuda no tratamento de doenças diversas.

 

Veja algumas:

OSTEOPOROSE

Os ossos do nosso corpo são estruturas vivas que devem se manter saudáveis. Para isso, é necessária a remodelação do osso velho em osso novo. Se o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, os ossos não se renovam como deveriam, ficando cada vez mais fracos e finos. A osteoporose pode ser definida como uma doença dos ossos, caracterizada pela perda acelerada de massa óssea que acaba comprometendo a resistência óssea e levando o indivíduo ao risco de fraturas.

A maior probabilidade de acontecer fraturas é a partir dos 50 anos e, especialmente, nas mulheres, pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio. As quedas são bem preocupantes para pessoas com osteoporose, uma vez que podem aumentar, consideravelmente, o risco de fraturas.

A prática de exercícios físicos tem por objetivo deixar os ossos mais fortes, ajudando a melhorar o desempenho e funcionamento de todo o corpo. O Pilates é uma técnica que oferece exercícios variados e que respeita as particularidades – necessidades e limites – de cada aluno. Não há desgaste físico nem estímulo à fadiga. Durante os exercícios, os ossos são submetidos à carga mecânica, favorecendo o aumento da massa óssea.

O Pilates também ajuda a trabalhar o equilíbrio, a força muscular, a concentração e a coordenação, essenciais para evitar a ocorrência de quedas e consequente risco de fraturas, além de promover uma melhora do alinhamento postural, evitando padrões de movimentos incorretos e prevenindo a incidência de lesões.

Mas a osteoporose não surge, apenas, em pessoas da terceira idade, o início da doença é cada vez mais frequente em adultos a partir dos 35 anos – principalmente, em virtude de alguns agravantes como baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D, fumo, consumo excessivo de bebida, vida sedentária e histórico familiar de osteoporose. Daí a importância de começar a praticar o Pilates o mais cedo possível, além de afastar os agravantes da doença.


ARTROSE

A artrose é a doença degenerativa da cartilagem, provocando uma redução ou até perda total do espaço existente entre os ossos das articulações. Tem como principais sintomas dor, inchaço e rigidez e sua causa pode estar relacionada a vários fatores como a obesidade, microtraumatismos de repetição, atividades ocupacionais, cargas articulares excessivas e fatores hereditários. Comumente, a artrose é atribuída ao envelhecimento. Mas embora predomine nas pessoas com mais de 60/70 anos, as crianças, os jovens e os adultos não estão isentos do risco.

O Pilates respeita as limitações e as necessidades de cada aluno. Através da técnica é possível alongar e fortalecer o grupamento muscular que envolve e protege a articulação afetada, a fim de reduzir o contato entre as superfícies ósseas e a consequente dor. No Pilates há ainda uma grande variedade de exercícios que podem ser realizados sem sobrecarga, favorecendo a articulação atingida e evitando o desconforto durante a prática de movimentos.

 

LOMBALGIA

O Pilates trabalha a estabilização da coluna, ou seja, o fortalecimento dos músculos profundos que são responsáveis pela manutenção das vértebras e dos seus componentes articulares na posição correta. Em geral, a técnica tem foco no alongamento, na flexibilidade e na força.

Com seus equipamentos e atendimento personalizado, o método ajuda no tratamento de doenças como hérnia de disco, protrusão discal e desvios posturais que resultam em manifestações dolorosas nas regiões lombar e também cervical.

Mas antes de dar início à prática do Pilates é indispensável que o praticante passe por uma avaliação completa, dessa maneira, o profissional acompanhante poderá trabalhar com mais segurança o caso daquele paciente.

 

TENDINITE

OS tendões são estruturas fibrosas de tecido conjuntivo que ligam os músculos aos ossos. Fatores como repetições intensas de um mesmo movimento (LER/DORT) ou lesões podem dar origem a uma inflamação no tendão, afetando, principalmente, ombros, cotovelos, calcanhares e punhos.

Esse fenômeno caracteriza a Tendinite, cujos sintomas incluem dormência, sensibilidade em volta da articulação, inchaço local, dificuldade ou até incapacidade de realizar atividades simples, dentre outros.

A prática do Pilates pode ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças como a tendinite, através de um trabalho de fortalecimento e alongamento dos músculos, garantindo um equilíbrio muscular e a lubrificação das articulações que ameniza o esforço e os impactos nas mesmas.



ESTAFA

A estafa física, normalmente, causa dores musculares e extremo cansaço. Ela é decorrente de um ritmo frenético de desgaste físico excessivo somado à má alimentação. A estafa mental é a mais comum. Nesse caso, o indivíduo com excesso de responsabilidades, pressões e tensões armazenadas acaba sofrendo um desgaste mental e metabólico bastante intenso. A pessoa (dependendo do grau do desgaste) pode sentir até mesmo dor física.

Em termos de riscos, a estafa mental é mais grave, uma vez que promove alterações no Sistema Nervoso Central, podendo gerar problemas físicos e psicológicos. Principais sintomas da estafa mental: tristeza, insônia, falta de concentração, comprometimento da memória, angústia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, problemas na libido, má digestão, dentre outros.

 

Instituto Pilates Vilhena  
Av. Major Amarante, 4119, Edifício Capra Sala 203 
Telefone: (69) 3321-6144 / (69) 9.9966-9300 WhatsApp 
Equipe cientificamente capacitada e ambiente moderno. 

 




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech