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12/11/2015 12:31:25

Cartilha traz 11 dicas para comprar com segurança na Black Friday deste ano

Guia da camara-e.net e da Braspag tem o objetivo de ajudar o consumidor

a aproveitar melhor as compras online no dia 27

 

São Paulo, 10 de novembro de 2015 – O Black Friday, dia de descontos mais esperado do ano, acontece no próximo dia 27. Até o momento mais de 700 empresas se inscreveram no programa Black Friday Legal, iniciativa criada em 2013 pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) com o intuito de trazer mais credibilidade ao evento. Empresas participantes do programa são identificadas pelo selo Black Friday Legal 2015 e se comprometeram a oferecer descontos reais e entregar os produtos dentro do prazo prometido, seguindo as boas práticas do e-commerce.

É sempre bom, no entanto, o consumidor ser cauteloso na hora da compra online. Com o objetivo de ajudar o e-consumidor a ter a melhor experiência no dia da promoção, a camara-e.net e a Braspag elaboraram a cartilha da compra segura. Um das primeiras recomendações é pesquisar preços do item desejado antes e durante o evento. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas. Abaixo, veja as dicas da cartilha:

Procure pelo selo Black Friday Legal 2015. Ele é uma garantia de que as ofertas da loja são reais e que a empresa se comprometeu a entregar no prazo. Confira no site www.camara-e.net/blackfriday se a loja desejada está listada como integrante do programa Black Friday Legal 2015. Só são válidos os selos de 2015:

Verifique se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra. As lojas com o selo Black Friday Legal 2015 já passaram por essa checagem.

Pesquise sobre a reputação da loja ou site que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados:  (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

Verifique se o produto desejado faz parte da promoção. As lojas virtuais não são obrigadas a colocar todos os seus produtos na promoção. Em vez disso, selecionam alguns. Se a indicação não estiver visível ao selecionar o produto desejado, tente tirar sua dúvida com a loja por meio dos canais de contato disponibilizados no site.

Consulte os sites que comparam preços, produtos e serviços. Eles são excelentes fontes de informação, e os melhores estão constantemente atualizados.

Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações.

Evite utilizar computadores públicos para as compras, para garantir maior segurança dos seus dados.

Use sites baseados em serviços de pagamento de renome.

Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por http:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a loja para saná-las.

Imprima ou salve no computador todos os passos da compra, inclusive o e-mail de confirmação.

Observados estes cuidados, o e-consumidor poderá realizar sua compra de forma segura e com um risco baixo de sofrer qualquer percalço.

Sobre a camara-e.net - Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.

Sobre a Braspag - Empresa do grupo Cielo, a Braspag é líder no desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos (gateway de pagamentos), conciliação, antifraude, tokenização e checkout.  Em 2015 a empresa completa 10 anos de trabalhos focados em soluções que viabilizam a melhor conversão possível para seus clientes. Possui presença direta nos principais países da região, e com conectividade nos Estados Unidos por empresa do mesmo grupo. No Brasil, tem como clientes as principais empresas de comércio eletrônico, oferecendo soluções inovadoras, confiáveis, seguras e com o melhor custo-benefício do mercado.

 

 

Informações à imprensa

Insight Comunicação (camara-e.net)

Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br

Tel.: (11) 3284-6147 / 97126-0435

 PitchCom (Braspag)

Isadora Leone - isadora.leone@pitchcom.com.br

Tel: +55 11 98445-3985

Paula Araújo - paula.araujo@pitchcom.com.br

Tel: +55 11 2305-0174 | 99540-9968 | 98381-3172




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