OUÇA AO VIVO!
h às h
Parcialmente nublado 20° | Vilhena - RO   00:00:00 | 03 de Fevereiro
OUÇA AO VIVO
h às h
09/12/2025 12:37:19

Mutirão utiliza da cooperação para a coleta de lixo em torno de 250 km de extensão do Rio Guaporé.

Ação reúne ribeirinhos, entidades parceiras e mais de 80 estudantes para reforçar a preservação ambiental e reduzir impactos no ecossistema do rio.

 

Preservar o Rio Guaporé e reduzir os impactos ambientais da região é o objetivo dessa ação que reuniu um mutirão de limpeza para percorrer mais de 250 quilômetros de extensão no rio Guaporé em Rondônia. A iniciativa, que acontece há mais de duas décadas, reuniu moradores das vilas Neide e comunidades ribeirinhas, além de instituições parceiras que atuam pelo desenvolvimento sustentável.

Entre os apoiadores estão Sicredi Univales, Pousada Entre Rios, Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Pousada Sossego e diversos moradores locais. A ação foi idealizada pelo ambientalista e morador de Cabixi, José Ribeiro, que há 25 anos lidera o movimento.
“Cheguei a Rondônia há 46 anos e, quando me deparei com esse paraíso, me transformei em ambientalista”, relembra o idealizador.

 

Neste ano, mais de 20 embarcações participaram da coleta, retirando resíduos descartados inadequadamente às margens do rio. A mobilização também contou com acadêmicos dos cursos de Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica, convidados pelo próprio idealizador. A presença dos estudantes ampliou o caráter formativo da ação, permitindo que futuros profissionais vivenciassem, na prática, os desafios e a importância da preservação ambiental.

A remoção dos resíduos contribui para reduzir riscos de assoreamento, melhorar a destinação de materiais e manter a vazão natural do rio, garantindo melhores condições para a fauna e a flora locais.
Além disso, mais de 60 alunos do IFRO acompanharam o trabalho como parte de atividades de estudo, pesquisa e educação ambiental.

Para José Ribeiro, a ação representa muito mais do que um mutirão de limpeza:
“É um movimento de pertencimento, cooperativismo e responsabilidade socioambiental que une moradores, instituições e lideranças comunitárias em torno de um objetivo comum”, afirma.


“O Sicredi se uniu a essa ideia por compartilhar objetivos comuns, que é promover a cooperação, educação e sustentabilidade” segundo Weslen gerente da agência Sicredi em Cabixi e morador desde seu nascimento.

 




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech