OUÇA AO VIVO!
h às h
Chuvas esparsas 21° | Vilhena - RO   00:00:00 | 22 de Dezembro
OUÇA AO VIVO
h às h
24/10/2024 10:03:01

McDonald's contaminado: entenda o que é a doença causada por bactéria que matou uma pessoa e deixou dezenas doentes nos EUA

Uma pessoa morreu e outras 50 ficaram doentes depois de terem contraído E. Coli por lanches contaminados do McDonald's nos Estados Unidos.

- A doença é causada por uma bactéria e pode provocar febre, náusea, vômito e diarreia. Em sua forma mais grave, podem ocorrer outras complicações, que podem levar o paciente à morte.

O surto de E. coli ocorreu após pessoas de 10 estados diferentes terem consumido o lanche Quarteirão. Autoridades sanitárias americanas estão investigando o caso, e a suspeita é de que as cebolas do lanche, que são servidas cruas, estivessem contaminadas.

Lanche Quarteirão estava contaminado e pessoas tiveram infecção por E. Coli — Foto: AP Photo/Richard Drew

"As descobertas iniciais da investigação indicam que um subconjunto de doenças pode estar relacionado às cebolas fatiadas usadas no Quarter Pounder e adquiridas de um único fornecedor que atende a três centros de distribuição", disse o diretor de cadeia de suprimentos do McDonald's na América do Norte, Cesar Piña, em um comunicado.

 O que é E. coli?

E. coli é um tipo de bactéria encontrada no ambiente, incluindo em água, alimentos e nos intestinos de pessoas e animais. Existem muitos tipos de E. coli inofensivos, mas alguns podem deixar as pessoas gravemente doentes.

- No caso do McDonald's, o surto foi causado por um tipo específico, a E. coli O157, que produz uma toxina que provoca diarreia perigosa e pode levar à insuficiência renal e outros problemas graves, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão americano.

Autoridades investigam se cebola nos lanches é que estavam contaminadas — Foto: AP Photo/Richard Drew

 

Como ocorre a contaminação?

As pessoas podem adoecer por contaminação com E. coli ao consumirem alimentos contaminados ou por contato com animais ou pessoas infectadas.

- No caso do Quarteirão, as autoridades de saúde inicialmente focaram em cebolas frescas e hambúrgueres de carne como possíveis fontes do surto no McDonald's.

Apesar disso, os hambúrgueres de carne são uma fonte improvável devido aos requisitos federais de testes e aos protocolos do McDonald's, que exigem que sejam cozidos a uma temperatura que elimine as bactérias. Já as cebolas são servidas cruas.

Quais são os sintomas da infecção por E. coli?

Após o contato com a bactéria, os sintomas aparecem rapidamente e incluem:

- Febre

- Vômito

- Diarreia

- Sangue nas fezes

- Desidratação

- Tontura

A infecção pode evoluir para complicações mais graves, como lesão renal, principalmente em crianças e idosos, que são mais vulneráveis.

Histórico de E. Coli nos Estados Unidos

O tipo de bactéria envolvida neste surto causa cerca de 744 mil infecções por ano nos Estados Unidos. Segundo os órgãos de saúde, são cerca de 2 mil internações e 61 mortes anualmente.

 

FONTE: G1

 




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech