OUÇA AO VIVO!
Jornal da Manhã 07:00h às 08:00h
Tempo nublado 21° | Vilhena - RO   00:00:00 | 29 de Março
OUÇA AO VIVO
Jornal da Manhã 07:00h às 08:00h
06/02/2014 14:58:42

Natan enfrentará em plenário segundo processo de cassação.

 

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara, comunicou aos líderes da Casa que colocará em votação semana que vem, no dia 12 (quarta-feira) o segundo processo de cassação do deputado presidiário Natan Donadon (sem partido-RO), assim como o pedido de suspensão do mandato do deputado Carlos Alberto Laréia (PSDB-GO).

Além do caso Natan e Carlos Alberto, também será levado a plenário a possibilidade da abertura do processo de cassação do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), preso no último dia 4, pelos crimes cometidos no mensalão.

Natan Donadon está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, desde junho do ano passado. O Conselho de Ética da Câmara, aprovou em novembro, o segundo processo de cassação de Natan.

Donadon foi o primeiro parlamentar preso desde a ditadura. Em 28 agosto de 2013, foi absolvido pelo plenário da Câmara em um processo de cassação aberto após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter decretado sua prisão.

Faltaram 24 votos para completar os 257 votos necessários para a cassação, na época a votação era secreta.

Donadon acabou sendo suspenso do cargo de Deputado, sendo convocado o seu suplente para assumir o mandato. No primeiro processo de invalidação, a cassação passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e pelo plenário. O PSB, na tentativa de reverter a situação, protocolou uma nova representação contra Natan Donadon, porém desta vez no Conselho de Ética.

 

A representação é pela perda do mandato aja visto que Donadon quebrou o decoro parlamentar votando contra a sua própria cassação – o que é proibido pelo regime interno – saindo algemado da Câmara, entende-se que, dessa forma afetou a imagem da mesma.

 

Donadon deve ficar preso em regime fechado até setembro de 2015, quando o seu mandato já tiver acabado. Ele foi preso e condenado a mais de 13 anos de prisão devido o grande desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia, através de contratos de publicidade fraudulentos.

 

Texto: Onda Sul de Rondônia

Foto: Neto Ferreira (Divulgação)




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech