MENU
×Centenas de jovens participam de doação de sangue no Hemocentro de Rondônia
Em Rondônia, no sábado (01), centenas de jovens manifestaram-se doando sangue, fazendo o cadastro de medula óssea e salvando vidas. A iniciativa foi da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), em parceria com o Grupo Força Jovem, da Igreja Universal e da Amigo do Transplante de Medula Óssea (ATMO), que contribuiu para o cadastro voluntário de medula óssea. A ação ocorreu no Hemocentro e foram captadas bolsas de sangue suficientes para atender as demandas dos próximos dias.
Com o período de férias, o banco de sangue registra uma queda significativa no estoque. É o que afirma a enfermeira Ivaneide Sousa. É preciso um trabalho sério de conscientização e captação de doadores todos os dias. A participação foi espetacular. Preparamos nossa equipe e fechamos com um saldo positivo. Centenas de pessoas serão salvas com essas bolsas coletadas, além da ampliação do cadastro de medula óssea", explicou Ivaneide.
Para o pastor Alex Silva, o evento foi muito bem organizado e resultou em solidariedade. "Nossos jovens entenderam o chamado do hemocentro e foram salvar vidas. A sacada do nome da ação foi genial. Conseguimos falar a mesma linguagem e provar que o jovem pode manifestar doando sangue e salvando vidas. Centenas deles passaram pelo hemocentro durante todo o sábado. É necessário fortalecer o compromisso com a vida e com o próximo. Já estamos nos organizando para outras ações. No próximo vamos levar muito mais doadores", afirmou o pastor.
Existe uma expectativa de fidelização de pelo menos 20% dos que participaram do dessa ação afirma o presidente da Fhemeron, Orlando Ramires. "O evento foi um sucesso. Normalmente, aos sábados, não conseguimos mais do que seis, nove doadores. Quando chegamos no hemocentro e vimos centenas de jovens, foi emocionante. Uns foram doar pela primeira vez e outros já estavam na segunda, terceira doação. Superou nossas expectativas e não podemos perder esses doadores. Foi uma ação brilhante e que resultará em vidas", enfatizou Ramires.
Encontro Solidário
Devido ao sucesso do evento em Porto Velho ocorrerá nesta quarta-feira (5), em Ariquemes, outro encontro com o apoio do Grupo Força Jovem. Os doadores poderão fazer suas doações na quarta-feira, das 7h às 18 horas. É necessário levar um documento com foto.
Como doar sangue?
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg e estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
É necessário estar em boas condições de saúde e evitar alimentação gordurosa pelo menos três horas antes da doação. Quem já é doador precisa respeitar os intervalos. Homens podem doar sangue quatro vezes por ano, em intervalos de 90 dias, e as mulheres até três vezes em doze meses, com pausas de 120 dias.
Texto: Lú Braga
Fotos: Ésio Mendes
Fonte: Assessoria Fhemeron