OUÇA AO VIVO!
h às h
Parcialmente nublado 23° | Vilhena - RO   00:00:00 | 17 de Agosto
OUÇA AO VIVO
h às h
15/01/2015 08:51:35

Vilhena investe em aperfeiçoamento da Rede de Atenção à Saúde

  A Secretaria Municipal de Saúde começou ano de 2015 comemorando diversas conquista para os usuários do serviço de saúde no município. A primeira boa notícia foi anunciada pelo prefeito Zé Rover sobre a publicação oficial do edital para seleção da Faculdade de Medicina que será instalada em Vilhena. Outra grande notícia foi a realização do primeiro parto natural humanizado no Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira.

O Secretário Municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro, destacou que 2015 será um ano de consolidar os programas e projetos já existentes, com o grande desafio de preparar todas as nossas unidades de saúde, em “Unidades Saúde Escolas” com a chegada das Residências Médicas e Multiprofissional e alcançar novas conquistas para saúde dos vilhenenses.

“Desde que assumi a secretaria, o prefeito Zé Rover nos deu autonomia e liberdade para fazer a Gestão de acordo com a necessidade da população, uma das ações da secretaria de saúde é capacitar e qualificar o processo de trabalho dos profissionais de Saúde dando oportunidade, tanto aos novos quanto os funcionários veteranos, de forma sistemática. Queremos ter a mesma linguagem e oferecer um atendimento humanizado, esse é um alvo que estamos perseguindo dia a dia como gestor.”

Segundo explicou o Secretário Municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro, o Curso está dentro das estratégias de apoio aos profissionais de saúde, que a Secretaria tem desenvolvido para melhorar a qualidade da gestão dos serviços, refletindo na qualidade do atendimento aos pacientes. O curso proposto teve como público alvo, nesta etapa, capacitar todos gerentes, diretores, coordenadores de todas as unidades de saúde e hospitalar que atuam em todos os setores da saúde do município.

De acordo com Enfermeira e Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Carvalho Coutinho Tolfo, juntamente com Doutor Jânio Marques de Souza que estão coordenando o Curso de Aperfeiçoamento da Rede Atenção á Saúde de 2015, comentou que a proposta deste curso, está fundamentada no apoio do Instituto Sírio Libanês – Ensino e Pesquisa, que capacitou os facilitadores em Metodologia Ativa que tem abordagem construtivista da educação de adultos.

“Esse curso busca estimular a capacidade de aprender ao longo da vida, a desenvolver trabalho em equipe e postura ética, uma visão comprometida com as necessidades da comunidade, onde as atividades são organizadas, baseadas em situações problema do mundo real do trabalho, e acontece o movimento da espiral construtivista: 1-identificando problemas e formulando explicações, 2- elaborando questões de aprendizagem, 3- buscando novas informações, 4- construindo novos significados e 5- avaliar o processo,” esclareceu.

O curso é semi-presencial, com carga horária de 180 horas, com um encontro mensal “Queremos contribuir para a etapa preparatória de qualificação dos gestores da Rede básica de saúde, serviços especializados e hospitalar, para a implantação das “Unidades de Saúde Escola” e principalmente construir uma Gestão apta para ampliar garantindo o acesso à integralidade a qualidade do cuidado com usuários do SUS nas redes de atenção a urgência e emergência, rede cegonha, rede atenção psicossocial, rede atenção á pessoa com deficiência”, frisou a Assessora Técnica da Semus, Adriana Tolfo.

Esse é o momento que os gestores podem refletir compartilhar, tirar dúvidas e intervir na reorganização do serviço, buscando soluções, baseados em evidência científica em conjunto com os colegas dos demais pontos de atenção da rede para o melhor enfrentamento dos desafios que são diários.

 

Semcom




Notícias Relacionadas

17/08/2022 16:51:22
SOS MEDIC TELEMEDICINA!
© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech