OUÇA AO VIVO!
CAI NO LAÇO CLÁSICOS 05:00h às 07:00h
Parcialmente nublado 20° | Vilhena - RO   00:00:00 | 01 de Setembro
OUÇA AO VIVO
CAI NO LAÇO CLÁSICOS 05:00h às 07:00h
15/10/2014 18:52:13

Saúde– Vilhena promove ações do Outubro Rosa


 O mês é internacionalmente considerado de combate ao câncer de mama

Lojas, comércios, empresas clínicas particulares, vestiram literalmente a camisa do Outubro Rosa como forma de chamar atenção dos seus clientes principalmente às mulheres sobre o cuidado e a prevenção do câncer de mama. Cada setor a sua maneira, seja com laços rosa, balões, luzes e vitrines rosa, estão sinalizando a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama.

O mês de outubro em todos os lugares é dedicado à prevenção do câncer de mama. Em Vilhena a campanha Outubro Rosa vem ganhando força a cada ano. No município de Vilhena a campanha abrange além do câncer de mama o câncer de colo de útero, ambos têm ceifado centenas de mulheres no Brasil.

O Secretário de Saúde, Vivaldo Carneiro, salientou que o município de Vilhena conta com um Centro de Referência em Saúde da Mulher e da Criança- CRESAMC, inaugurado no mês de junho, e já realizou mais de 600 mamografias no município. O CRESAMC tem como objetivo primordial  de prestar atendimento especializado para mulheres e crianças, oferecendo atendimento em ginecologia e pediatria.

No CRESAMC temos o Núcleo de Apoio Saúde da Família- NASF com equipe multiprofissional com: ginecologista, pediatra, enfermeiro, psicólogo, nutricionista. Hoje as mulheres têm um local como especifico para realização da mamografia, e outros cuidados com a referente a saúde da mulher.

Ações do Outubro Rosa em Vilhena

O titular da pasta enfatizou que em Vilhena aproveitamos o Outubro Rosa para focar também a prevenção contra câncer de colo de útero, que tem ceifado muitas mulheres. “Vamos oferecer coleta de preventivo no horário normal em todas as Unidades Básicas de Saúde para mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos.

“Temos uma meta relacionada especificamente sobre a prevenção do câncer de colo de útero, realizar 1.350 coletas de preventivo nesse mês, e realizaremos 150 exames de mamografia na faixa etária de 50 a 69 anos. O agendamento da mamografia deve ser feito nas UBS mais próxima da sua casa.”, explicou Vivaldo.

Desde o dia primeiro de outubro até o dia 19 as Unidades Básicas de Saúde estão oferecendo coletas de preventivo e auto-exame das mamas por livre demanda (sem agendamento) no horário normal de atendimento das unidades.

Vivaldo comentou que esse ano o foco será maior na Semana “D” do Outubro Rosa, de 20 a 24 onde será intensificada a realização das coletas de preventivo e dos exames de mama nos seguintes locais e horários: Vitalina Gentil (São José), Liro Hoesel (Cristo Rei), Afonso Mansur (Brigadeiro Eduardo Gomes), Leonardo Alves (setor 8), Industrial (5° BEC),UBS do setor 19 Carlos Alberto Mazala de 07h as 18h de segunda a sexta. 

No dia 20 de outubro teremos a caminhada Rosa com saída às 8h da Praça Ângelo Spadari e chegada à Praça Nossa Senhora Aparecida.

No dia 25 de outubro faremos uma mobilização em parceria com o Hospital Regional e Atenção Básica, com atendimento em especial para as funcionarias da saúde, com palestras, coleta de preventivo e com mamografia no CRESAMC.

No município o alvo é diagnosticar precocemente mulheres com o vírus HPV e possíveis nódulos nas mamas, favorecendo assim um tratamento imediato.

Câncer de mama segundo mais frequente no mundo

Dados do Ministério da Saúde revelam que o câncer de mama é segundo mais freqüente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

As mulheres cada ano é necessita redobrar os cuidados e atenção a qualquer alteração, ou se houver histórico familiar se torna um fator de risco para o câncer de mama, especialmente se houver mais de um caso em parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que forem acometidas antes dos 50 anos de idade, é bom ficar alerta para esses detalhes.

Detecção Precoce

As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia. O Outubro rosa é acima de tudo uma campanha de prevenção e conscientização. Segundo informações do próprio Ministério da Saúde e do Inca, mulheres a partir dos 40 anos devem procurar um médico ou enfermeira treinada para realizar o exame clinico das mamas pelo menos uma vez ao ano, caso apresente alguma alteração deve então realizar a mamografia com indicação médica.

 Já as mulheres na faixa de 50 aos 69 anos a devem realizar a mamografia de rastreamento, uma vez ao ano.

 

Semcom

 




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech