MENU
×Mariana Carvalho pede atenção para Rondônia em audiência com o ministro da Saúde
Em audiência com o ministro da Saúde, Nelson Teich, a deputada federal Mariana Carvalho defendeu que as urgentes demandas de Rondônia possam ser atendidas, tendo em vista o aumento rápido do número de casos de Covid-19 e óbitos pela doença.
Uma das defesas apresentadas pela deputada foi pela necessidade da ampliação do número de leitos no estado, que já está próximo de seu limite máximo de ocupação, tanto dos leitos clínicos quanto dos leitos de UTI. “Precisamos dessa ajuda urgentemente”, afirmou.
Mariana lembrou que já vem participando de conversas com o governador Marcos Rocha e o Secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, e o próprio Ministério sobre as possibilidades de ampliação do número de leitos, que pode ocorrer, por exemplo, com a instalação do hospital de campanha. A parlamentar também já tratou do tema com o Ministro da Infraestrutura, responsável pela logística para construção das unidades.
Mas, a deputada explica, que não é apenas a questão dos leitos. O estado precisa do apoio do Ministério no envio de 20 médicos intensivistas para atuar durante a pandemia, 60 respiradores, além de 30 leitos completos de UTI e 200 leitos clínicos para garantir atendimento aos pacientes, sobretudo na capital.
“Temos ofícios protocolados e já fui a diversas reuniões no Ministério da Saúde e no Ministério da Infraestutura, ajudando o governo do estado e mostrando essa preocupação, junto com o governador Marcos Rocha e o secretário Fernando Máximo. Porto Velho já está no limite da ocupação e precisamos dessa ajuda. Pedimos a ampliação desses leitos; de medicamentos, como a hidroxocloroquina; e de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os nossos profissionais da saúde”, alertou a deputada.
A parlamentar destacou os problemas de logística para fazer com que os testes, os respiradores e os EPIs cheguem até o estado. Conforme destacou, muitas aquisições já foram feitas, como 100 mil testes rápidos e 30 ventiladores pulmonares, mas existe essa dificuldade em chegar ao destino. “O grande problema é que não conseguimos ter a entrega desses itens”, alertou.
“O ministro nos esclareceu sobre a centralização dessas demandas na Secretaria Executiva, a qual também já acionamos. Vamos continuar apresentado essas demandas e cobrando solução rápida”, afirmou Mariana.
Mariana aproveitou para desejar que Teich faça um bom trabalho à frente do Ministério da Saúde, se colocou à disposição para apoiar as ações do órgão e fez o convite para que o ministro faça uma visita o quanto antes a Rondônia para conhecer de perto a situação do estado. “O objetivo de todos é continuar salvando vidas e é nesse sentido que temos trabalhado”, concluiu.
Fonte: Assessoria