OUÇA AO VIVO!
HORA DO MUÇÃO 16:00h às 17:00h
Parcialmente nublado 28° | Vilhena - RO   00:00:00 | 13 de Março
OUÇA AO VIVO
HORA DO MUÇÃO 16:00h às 17:00h
29/04/2020 13:22:08

Vilhena conquista aprovação de custeio de 10 leitos de UTI para covid–19 na cidade com recursos do Ministério da Saúde

Vilhena terá mais leitos de UTI disponíveis para receber os possíveis casos graves de covid-19. Após protocolar o pedido junto ao Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a boa notícia de que o Ministério da Saúde irá custear 10 leitos de UTI em Vilhena especificamente para atendimento a casos do novo coronavírus. A decisão foi publicada na Portaria n° 861, de 17 de abril de 2020, que também contemplou Cacoal, Ariquemes e Porto Velho com leitos adicionais.

“Em relação aos leitos de UTI especificamente para covid-19, a Prefeitura de Vilhena, tem seis respiradores, a Unimed doou três e o Sicoob doou 5, sendo que três destes ainda devem chegar. Portanto, atualmente temos 11 leitos que poderão se tornar 15 em breve. O recurso que conquistamos com essa portaria vai nos ajudar muito na manutenção desses leitos para garantir que mais pacientes que evoluam para estado grave tenham atendimento adequado”, explica o prefeito Eduardo Japonês.

O documento, publicado no Diário Oficial da União, estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos da Saúde, a ser disponibilizado ao Estado de Rondônia, em parcela única, no montante de R$ 7,4 milhões. A divisão será feita entre as quatro cidades contempladas, porém os critérios para a distribuição ainda não foram divulgados.

Além dos 10 leitos em Vilhena, a portaria autoriza recursos para 19 leitos em Porto Velho, 16 em Cacoal e 6 em Ariquemes, totalizando recursos para 51 leitos em Rondônia. A habilitação ocorre de forma excepcional e tem o prazo de 90 dias, considerando o estado de emergência em saúde pública.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vilhena está se estruturando cada vez mais para garantir leitos. A Secretaria Municipal de Saúde está licitando outros 10 leitos. Apesar das dificuldades de conseguir equipamentos, insumos e materiais em geral no país, devido à escassez dos materiais, os processos de compra estão andando. Se essa compra se concretizar, Vilhena terá 25 leitos específicos para covid-19, o que é mais do que muitos grandes hospitais do Estado.

 

 

CENTRAL DA COVID-19 - Atualmente os casos suspeitos com sintomas graves, e quaisquer paciente confirmado que venha a apresentar sintomas graves, têm à disposição a Central de Atendimento à Covid-19 no prédio da UTI Neonatal. No espaço há 26 leitos de internação comuns e outros 11 de UTI. Os leitos são ativados conforme a necessidade.

 

Fonte: Semcom




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech