Segunda-feira, 08 de Março de 2021

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Emissão de passaporte em RO sobe mais de 100% em janeiro de 2016

Emissão de passaporte em RO sobe mais de 100% em janeiro de 2016

04 de Fevereiro de 2016

No mesmo período de 2015, foram emitidos 502 documentos. Já em janeiro de 2016, número saltou para 1.074 passaportes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar da crise econômica instalada sobre o país, parte da população de Rondônia não se intimidou em providenciar a documentação para visitar outros países. Segundo dados fornecidos pela Polícia Federal (PF-RO), o número de solicitações e entregas de passaportes no estado dobrou. Ainda conforme a PF, cerca de 14 mil passaportes foram emitidos em 2015. Somente em janeiro de 2016, 1.074 foram entregues, comparados a 502 emitidos no mesmo período do ano passado, aumento de 113%.

Em Porto Velho, 7.093 solicitações foram concluídas durante 2015, e 133 documentos cancelados por erro de fabricação ou erro de ofício ou discurso de prazo de validade. A Delegacia da PF de Vilhena registrou 2.636. Em Ji-Paraná, foram registradas 3.669 solicitações concluídas, 981 passaportes entregues a mais que em 2014. Já em Guajará-Mirim, foram 460, chegando a 311 documentos a mais do que no ano retrasado (2014).

De acordo com o delegado, Márcio Souza Mamed, não há um motivo específico que exlique o aumento das emissões. "É comum que no período de férias as pessoas aproveitem o tempo para tirar seus passaportes. Isto não significa que necessariamente vão viajar, até porque, o dólar está alto. Para o adulto, o documento tem validade de 10 anos e isso faz com que muitos vão neste período, para que quando precisarem ou quiserem viajar para o exterior, gastem menos tempo com a retirada do documento", explica.

Documentação

Para a obtenção do passaporte, os brasileiros interessados em visitar outros países devem apresentar à PF o formulário eletrônico de solicitação e agendamento disponível no site da PF, o documento de identidade, certidão de casamento (se tiver trocado o nome), certidão de nascimento (se for menor de 12 anos), título de eleitor e comprovantes da última votação. Também é necessário o comprovante da quitação com o serviço militar obrigatório, comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), passaporte anterior e CPF. Para a emissão de passaportes de menores de 18 anos, a lista de documentação é diferenciada.

Validade

A validade do passaporte pode ser de até dez anos, dependendo da faixa etária. Para crianças de até um ano, a validade é de 12 meses. De um ano completo até dois anos, validade de 24 meses. Crianças entre dois e três anos têm passaporte válido por 36 meses e menores de três a quatro anos, válido por 48 meses.

Quem tira o documento com idade entre quatro e 18 anos tem o passaporte válido por cinco anos e pessoas acima de 18 anos têm a documentação válida por dez anos. O prazo de validade do passaporte estrangeiro é fixado pela autoridade que o concede, porém, não ultrapassa dois anos.

Compartilhe esta notícia
Emissão de passaporte em RO sobe mais de 100% em janeiro de 2016


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por