Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Maurão quer projeto de energia solar do novo prédio da ALE como modelo para escolas estaduais

Maurão quer projeto de energia solar do novo prédio da ALE como modelo para escolas estaduais

18 de Setembro de 2017

Presidente da Assembleia conheceu laboratório de energia solar da USP e trouxe pesquisador para Rondônia...

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) quer que o projeto de energia solar, que deverá ser implantado no novo prédio do Legislativo Estadual, seja um modelo que possa ser utilizado pelas mais de 400 escolas estaduais de Rondônia. A ideia é que as escolas possam ter placas de captação de energia solar, reduzindo em cerca de R$ 20 milhões ao ano os gastos com energia elétrica.

"Estamos em fase de estudos para a implantação desse sistema de captação de energia, que é mais barato, gera energia limpa e contribui com o meio ambiente. É um desafio, pois se trata de um projeto amplo e inovador, mas que pode ser o precursor de um novo modelo que queremos ver implantado nas escolas estaduais e, quem sabe, nos demais prédios públicos", disse Maurão.

O parlamentar esteve em São Paulo na semana passada e visitou o Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, (LSF-IEE/USP), que funciona desde 1995. Lá, foi recebido pelo professor e pesquisador Aurélio Souza, que apresentou toda a estrutura de funcionamento do projeto, com detalhes sobre custos e de redução de gastos com energia elétrica.

Ainda na semana passada, Maurão de Carvalho trouxe o pesquisador para conhecer a estrutura do novo prédio, dando início aos estudos de viabilidade para a implantação do sistema de captação de energia solar. Além de gerar energia solar a partir de placas instaladas no estacionamento, o pesquisador mostrou a possibilidade de um telhado também servir de base para captação fotovoltaica.

 

ALE/RO - DECOM - Eranildo Costa Luna

Foto: Marisvaldo José

Compartilhe esta notícia
Maurão quer projeto de energia solar do novo prédio da ALE como modelo para escolas estaduais


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por