MENU
×EUA: Só 2 crianças imigrantes menores de 5 anos foram reunidas à família
De um total de 102 crianças imigrantes menores de cinco anos de idade que foram separadas dos pais na fronteira dos Estados Unidos, apenas duas foram reintegradas à família. Terminava nesta terça-feira, 10, o prazo estabelecido por um juiz federal da Califórnia para que todos os pequenos acolhidos em abrigos do governo fossem devolvidos aos cuidadores.
Com o argumento de enfrentar dificuldades logísticas pensando em garantir a segurança das crianças, a administração de Trump pediu um prazo maior. Em audiência realizada na última segunda-feira, 09, foi informado que apenas 54 pequenos seriam devolvidos até esta terça, mas nada foi confirmado ainda.
Sarah Fabian, do Departamento de Justiça, explicou que o atraso no processo é devido a diversas razões, como o fato de alguns pais já terem sido deportados. Além da dificuldade em localizar todos os cuidadores, é preciso encontrar locais onde as famílias possam ficar em segurança. É possível, inclusive, que bases militares sejam usadas enquanto os casos não têm um desfecho na justiça.
Para a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, em inglês), alguns obstáculos burocráticos desnecessários têm sido impostos pelo governo americano, atrasando ainda mais a reintegração das crianças. Além disso, a falta de espaço nos centros de imigração pode implicar liberação de famílias em espaço americano.
Fonte: bebe.abril