MENU
×VILHENA FOI ESCOLHIDA PELO PROJETO “RIOS VOADORES”
O Projeto Rios Voadores une pesquisa científica, preservação do meio-ambiente e educação. Um dos principais objetivos do projeto é alcançar alunos do maternal até o ensino médio por meio de oficinas de treinamento de professores da rede pública. O projeto, que já alcançou mais de 80.000 alunos em todo o Brasil esteve no ano de 2013 em Porto Velho, e neste ano de 2014, especificamente nos dias 24 e 25 de março, estará em Vilhena promovendo a conscientização.
Essas oficinas buscam explicar aos professores como funciona o fenômeno meteorológico chamado “poeticamente” de rio voador. Os rios voadores são cursos de água atmosféricos, invisíveis e pouco conhecidos que passam sobre nossas cabeças. São rios enormes, feitos de vapor de água vindo da Amazônia empurrados pelo vento, trazendo a umidade devolvida à atmosfera pelas árvores da floresta. Vilhena e todo o cone sul, com sua imensa capacidade agropecuária, que depende da chuva para a maior parte da irrigação das suas plantações e pastagens, são uma das grandes beneficiadas pela passagem dos rios voadores.
O Projeto Rios Voadores conta com o patrocínio-master da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. No caso de Vilhena, conta também com a parceria Secretaria Municipal de Educação, através de sua Gerente de Educação Ambiental, Amanda Martins de Espíndula Areval, que conseguiu viabilizar a vinda da equipe de Brasília para Vilhena.
A distribuição de material didático específico para professores conta com uma novidade: o livro Rios que voam, de Yana Marull. Desde o início do Projeto, a equipe dos Rios Voadores vem conseguindo despertar a conscientização de crianças e adolescentes sobre o papel das florestas – e de cada árvore – na preservação das águas doces do Brasil.
No site do projeto (www.riosvoadores.com.br) é possível ter acesso ao monitoramento de todas as ocorrências dos rios voadores trazendo umidade amazônica para Vilhena em uma página específica dedicada à cidade (http://riosvoadores.com.br/mapas-meteorologicos/localidades-monitoradas/vilhena/). Desde o início do ano, já ocorreram mais de 76 rios voadores em Vilhena.
Idealizadores do Projeto
Há três décadas, cientistas brasileiros estudam o fenômeno dos rios voadores mas o projeto, idealizado pelo aviador Gérard Moss juntamente com os Professores Antonio Nobre e Enéas Salati na coordenação dos trabalhos científicos, procurava aprofundar os conhecimentos. Entre 2007-2012, através da análise das amostras de vapor de água coletadas em voo, as pesquisas buscavam identificar a origem do vapor de água transportado pelas massas de ar vindos da Amazônia e quantificar o papel da evapotranspiração das árvores da floresta amazônica nas chuvas que caem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Vilhena agora contará com a presença do Diretor do Projeto, Gérard Moss, que fará a abertura e explanação dos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto.
“Com o lançamento do livro infanto-juvenil Rios que voam, temos agora um material colorido e cativante para as crianças pequenas. Nossa meta é alcançar milhares delas, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, mas também em outras regiões do Brasil. Nossa intenção é que até mesmo os pequenininhos entendam e sejam mais conscientes da importância da floresta, e mesmo da árvore em frente à sua casa, que também faz sua parte para fornecer vapor de água para a atmosfera”, diz o piloto suíço, naturalizado brasileiro, Gérard.
Nas fases anteriores do projeto, as amostras de vapor de água coletadas em voo de monomotor de várias regiões do Brasil, principalmente da Amazônia, foram analisadas pelo CENA (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) da USP, Piracicaba, SP. O monitoramento meteorológico das trajetórias dos rios voadores é realizado em parceria com o INPE/CPTEC.
Na nova fase que engloba os anos 2014 e 2015, o projeto foca exclusivamente um programa educacional, levando as oficinas dirigidas aos professores para 18 novas localidades.
Projeto Rios Voadores promove oficina para professores em Vilhena
No dia 24, haverá uma palestra sobre o Projeto à partir das 19:30, no espaço do Recanto do Vale, com a participação dos alunos do EJA, Professores e Gestores das escolas municipais, estaduais e privadas, representantes das Universidades, Faculdade, Ministério Público, Instituto Federal, SEDAM, IBAMA, EMATER, Secretários de educação dos municípios de abrangência, além das autoridades do município e pessoas envolvidas com projetos ambientais previamente convidados.
Os Professores da Rede Municipal e Estadual e demais entidades de Ensino de Vilhena terão a oportunidade de entender como funciona e qual a influência do fenômeno conhecido como "rios voadores" nas nossas vidas. As oficinas de formação de professores, conduzidos pelo professor Caio Augusto Magalhães, acontecem no dia 25, no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação no período matutino ou vespertino, as inscrições podem ser realizadas através da Secretaria de Educação, pelo telefone: 3919-7000, com a Gerente da SEMED, Amanda M. E. Areval. O projeto investe na formação de professores por serem multiplicadores para um grande número de alunos, de todas as idades, ano após ano, repassando o conhecimento adquirido na sala de aula.
Para mais informações sobre o Projeto Rios Voadores, acesse www.riosvoadores.com.br.