MENU
×Incêndio em Centro de Educação de Saúde foi acidental
O Centro de Educação Tecnoprofissional na Área da Saúde (Cetas) informa que, de acordo com o laudo pericial da Polícia Civil, o incêndio acontecido em dezembro foi acidental. O sinistro foi causado por um curto-circuito em um condicionador de ar.
O incêndio atingiu o almoxarifado, queimando a maioria dos materiais que estavam estocados. Dentre os materiais destruídos estavam computadores, máquinas de fotocópia, televisão, materiais de consumo (como papel sulfite e copo descartável) e materiais usados nos cursos (como luvas e óculos de acrílico). Além do almoxarifado, o incêndio também atingiu o corredor e três salas de aula.
Segundo a diretora do Cetas, Angelita Mendes, o prejuízo foi de pelo menos R$ 500 mil. “O incêndio não foi pior porque o forro era de material antichamas”. Ela conta também que alguns materiais como cerca de metade dos livros,foram danificados por causa do rescaldo.
Mesmo com o sinistro, não houve descontinuidade nos treinamentos dos servidores da saúde. Em Porto Velho, os treinamentos estão ocorrendo em uma sala emprestada do Centro de Referência em Prevenção e Atenção à Dependência Química (Ceprad).
A diretora explica que estão recuperando as instalações e os materiais perdidos enquanto continuam com os cursos. “Em nenhum momento os alunos foram prejudicados”. Ela ressalta a participação da equipe e daSecretaria de Saúde: “toda a equipe do Cetas está contribuindo para a nossa reestruturação e o apoio do secretário tem sido um propulsor a mais”.
O Cetas funciona desde 2004, oferecendo cursos para servidores da saúde do Estado com nível médio. São cursos de habilitação (técnica de enfermagem, saúde bucal e técnica de nutrição dietética) e de qualificação (saúde mental, cuidador de idosos e para equipe de enfermagem para melhoria da assistência ao usuário do SUS). Os treinamentos ocorrem em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Ésio Mendes
Decom – Governo de Rondônia