OUÇA AO VIVO!
JORNAL DA ONDA TARDE 12:00h às 14:00h
Tempo nublado 21° | Vilhena - RO   00:00:00 | 22 de Novembro
OUÇA AO VIVO
JORNAL DA ONDA TARDE 12:00h às 14:00h
05/04/2017 08:39:45

Chuvas destroem trabalhos do DER e Semosp e cratera avança em direção de residências

A cratera que se formou ao final da Avenida Curitiba, em decorrência das obras inacabadas de macrodrenagem no bairro Cristo Rei voltou a preocupar os moradores da localidade.

No último dia 28 de março, diversas autoridades do município e do estado, dentre elas, a deputada estadual Rosangela Donadon (PMDB), anunciaram o início da força tarefa com máquinas da residência do Departamento de Estradas e Rodagem – DER de Rondônia de Colorado do Oeste, e da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas – Semosp de Vilhena, para realizar trabalhos paliativos na tentativa de conter o avanço da erosão.

Com dois dias de estiagem, a força tarefa conseguiu aterrar parte da erosão, mas as chuvas que se abateram sobre a cidade nos últimos dias destruíram o que havia sido feito e colocou em risco residências ao entorno da cratera.

Nesta terça-feira, 04 de abril, uma reportagem local retornou ao local da erosão e conversou com o titular da Semosp, Josué Donadon. Segundo o secretário, as chuvas dos últimos dias acabaram prejudicando a continuidade dos trabalhos e aumentando ainda mais a erosão. Na Rua 743, parte da rede de água do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos – SAAE já estão a mostra e correm risco de serem atingidos por detritos e se romperem, ocasionando a falta de abastecimento na região.

O secretário disse que sua equipe fará um trabalho para mudar o curso das águas provenientes da enxurrada que desce pela Avenida Curitiba e Rua 743 e deságua na cratera. “Nós temos que mudar o curso da água que desce. Só assim vamos conseguir impedir que a erosão aumente”, declarou Josué.

Ainda segundo o secretário, sua equipe fará uma barragem de concreto na cabeceira da cratera para tentar conter que o desbarrancamento avance e comprometa outros imóveis, tanto da Avenida Curitiba como da Rua 743 e 740 que margeiam o local da erosão.

 

FAMÍLIA ABANDONA CASA

Na terça-feira, 28 de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, através de seus representantes anunciou que a família residente na casa de numeral 2051, localizada no cruzamento da Avenida Curitiba com a Rua 743, ponto crítico da erosão, seria removida para uma casa cedida pela prefeitura.

A decisão de remover a família do local se deu em decorrência do perigo iminente de desabamento da casa com o avanço da erosão. Na tarde de sexta, 31, os proprietários do imóvel retornaram à residência acompanhados da secretária adjunta de Ação Social, Juliana Paula, para retirar os móveis da casa.

"É uma situação de risco, mas estamos fazendo tudo que está dentro do nosso alcance para auxiliar as famílias afetadas no local. Já vimos a casa onde as pessoas vão morar tudo custeado pela Prefeitura de Vilhena. Acreditamos que em três meses a família poderá voltar para sua casa", declarou na ocasião Juliana Paula.




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech