MENU
×Sicoob Credisul realiza pré–assembleias em 12 cidades de Rondônia, Mato Grosso e Acre
Começou pelo Mato Grosso, as pré-assembleias da Sicoob Credisul (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Sudoeste da Amazônia). As primeiras cidades a realizarem as pré-assembleias foram Comodoro (dia 1º de março) e Campos de Júlio (3/3). Depois foi a vez de Pimenteiras, Corumbiara, Cabixi e Colorado do Oeste, no Cone Sul de Rondônia. O ciclo de pré-assembleias em março termina hoje, sexta-feira, dia 30, em Cerejeiras. Em abril, as pré-assembléias acontecem em Rio Branco, no Acre, e em Cuiabá, Sorriso e Lucas do Rio Verde no Mato Grosso, além de Vilhena.
As pré-assembleias são realizadas em todas as cidades onde a Sicoob Credisul mantem PA (posto de atendimento) e antecedem a AGO (Assembleia Geral Ordinária) que acontecerá no final de abril. Ao todo serão 12 reuniões em Rondônia, Mato Grosso e Acre. “Hoje a Sicoob Credisul conta com 19 PAs, considerando a unidade de Nova Mutum no Mato Grosso a ser aberta em abril e cerca de 15 mil associados nesses três estados, incluindo as duas capitais, Cuiabá e Rio Branco, e seria impossível realizar apenas uma assembleia com todos. Nas pré-assembleias são apresentadas sugestões que os delegados de cada cidade trazem para a assembleia geral conferindo representatividade a todos os postos de atendimento”, informou Ivan Capra, diretor presidente da Sicoob Credisul.
Segundo o diretor executivo Vilmar Saúgo, as pré-assembleias servem também para que os cooperados tomem conhecimento dos números da cooperativa, das propostas de destinação de sobras e de metas, tirem suas dúvidas, deem sugestões e votem em algumas questões. Uma das pautas a ser deliberada é sobre a destinação das sobras (os ganhos da cooperativa). “As sobras correspondem ao lucro dos bancos, que na Credisul, historicamente têm sido devolvidas aos cooperados na proporção dos negócios que cada um tem com a cooperativa. Nos últimos 16 anos a Credisul já distribuiu mais de R$ 180 milhões em sobras, explica Saúgo”. De acordo com o diretor, o resultado financeiro do exercício 2016 foi em torno de R$ 28 milhões.
José Antonio Sant'Ana
Jornalista profissional
Registro no MTE/RO:1026
Cel: (69) 9 8401-2361