MENU
×
19° | Vilhena - RO
00:00:00 | 08 de Dezembro
Presidente da Câmara convoca reunião com médicos, secretário de saúde e vereadores no Hospital Regional
Vereadores disseram que irão colaborar para Hospital Regional voltar a ser referência.
O presidente da Câmara de Vilhena, Adilson de Oliveira (PSDB), convocou nesta semana uma reunião com os médicos do Hospital Regional, o secretário de saúde, Marcos Aurélio Vasques e mais nove vereadores, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 03 de fevereiro, nas dependências do Hospital Regional. Após a reunião os vereadores e médicos realizaram uma visita pelo Hospital Regional de Vilhena.
O secretário de saúde, que disse ter mais de 10 anos de gestão pública dentro da saúde, ressaltou que Vilhena tem grandes problemas na área, e o mais grave é o de orçamento, “gostaria que os vereadores soubessem que temos hoje um déficit previsto de R$ 9 milhões dentro da saúde, vamos tentar cortar gastos e também angariar verbas com os deputados estaduais e federais para custear medicamentos e manutenção”, disse Vasques.
O secretário ainda lembrou aos vereadores que verbas para compra de medicamentos reduzem muito os gastos do Hospital Regional, o que reduziria bastante o déficit previsto para este ano, “Gostaríamos de muitas verbas parlamentares, mas boa parte fosse destinada a compra de medicamentos”, disse.
O presidente da Câmara, Adilson de Oliveira, disse que a Câmara de Vereadores está disponível para ajudar no que for preciso a área de saúde do município, “Somos parceiros do Hospital Regional, todos os vereadores querem que a Saúde de Vilhena, se fortaleça e volte a ser referência, por isso, convoquei a reunião para conhecer as necessidades do Regional, para podermos entender e ajudar dentro de nossas funções”, ressaltou Adilson.
Os vereadores Samir Ali (PSDB), Rafael Maziero (PSDB) e Ronildo Macedo (PV) enfatizaram que os servidores precisam receber em dia, para poderem trabalharem concentrados e motivados, segundos os vereadores isso também deve ser a prioridade da secretaria de saúde. Também participaram da reunião as vereadoras Leninha do Povo (PTB), Vera da Farmácia (PMDB), e os vereadores França Silva (PV), Célio Batista (PR), Rogério Golfetto (PTN) e Carlos Suchi (PTN).




SITUAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL
Os vereadores caminharam com parte do corpo técnico do Hospital Regional, entre eles o médico André Luiz Oliveira, diretor clínico e o médico Carlos Mamed, que mostraram a situação dos vários setores do Regional, como o Pronto Socorro, UTI, laboratórios, centro cirúrgico e a farmácia.
Na avaliação do presidente da Câmara, o Hospital Regional necessita de um investimento maciço nas áreas de limpeza e manutenção, mas o recurso humano também deve ser incentivado, “pudemos ver em loco que existe a necessidade de melhorias na higiene e manutenção dos matérias e salas, mas precisamos fazer os servidores e médicos sentirem orgulho de trabalharem e a Câmara fará o possível para colaborar nesse sentido”, enfatizou Adilson Oliveira.
O vereador França Silva (PV) questionou o secretário de saúde, sobre o que será feito com as pessoas que moram foram de Vilhena e são atendidas e geram gastos para o Hospital Regional. Marco Aurélio Vasques, disse que existe uma agravante das cidades do estado do Mato Grosso, que trazem várias pessoas também, além dos rondonienses da região, mas que irá criar mecanismos para que os outros municípios possam contribuir financeiramente para a manutenção do Regional.