OUÇA AO VIVO!
CAI NO LAÇO 02:00h às 05:00h
Tempo nublado 20° | Vilhena - RO   00:00:00 | 28 de Outubro
OUÇA AO VIVO
CAI NO LAÇO 02:00h às 05:00h
30/12/2016 15:55:16

Em café da manhã com a imprensa Célio Batista e secretários fazem balanço final do mandato

No encontro, o prefeito e os secretários Adilson Bernardino (Saúde), Geisa Maria (Educação), Faiçal Ibrahim Akkari (secretaria governamental), Dari de Oliveira (Semosp) explanaram sobre a atual situação econômico/administrativa do município.

O prefeito em exercício Célio Batista (PR) convocou a imprensa vilhenense na manhã desta sexta-feira, 30 de dezembro, para um café da manhã no gabinete da prefeitura. No encontro, o prefeito e os secretários Adilson Bernardino (Saúde), Geisa Maria (Educação), Faiçal Ibrahim Akkari (secretaria governamental), Dari de Oliveira (Semosp) explanaram sobre a atual situação econômico/administrativa do município. Também estiveram presentes o deputado estadual Luizinho Goebel (PV), o secretário de comunicação Adenilson Magalhães e o fiscal tributário da Secretaria de Fazenda João Monteiro Gomes.

Célio Batista que chegou ao cargo após a prisão do ex-prefeito José Luiz Rover (PP) e do vice-prefeito Jacier Dias Rosa (PSDC) por suposto envolvimento em corrupção, disse acreditar que sua missão foi cumprida nos 50 dias em que ocupou o cargo de prefeito.

 

Leia: Câmara antecipa posse e Célio Batista assume prefeitura de Vilhena

 

“Eu acredito que a nossa missão foi cumprida dentro das nossas possibilidades. Quando assumi fiz uma avaliação dos servidores que ocupavam cargos vitais da administração municipal, exonerei alguns e optei por permanecer com o que tinha de melhor dentro do quadro de funcionários. Destaco também o pagamento dos servidores, com exceção dos profissionais da saúde que fazem parte de uma programação de pagamento anterior à minha gestão”, disse Célio Batista.

 

Logo ao assumir o cargo, Célio Batista exonerou alguns secretários da anterior administração e elevou à função de secretários alguns técnicos de carreira, como no caso da Secretaria de Fazenda do Município.

 

Como 1º desafio o prefeito destacou a aprovação na Câmara de Vereadores de um projeto em 11 de novembro, que permitiu o remanejamento de orçamento para garantir o pagamento dos servidores que se encontravam em atraso. Célio Batista também disse que no período em que ocupou o cargo de prefeito, se reuniu com diversas autoridades para dar prosseguimento e ‘destravar’ projetos importantes como o da macrodrenagem que terá uma reordenação de projeto feita por técnicos da prefeitura e Caixa Econômica Federal e assim concluir a obra. O 2º desafio apontado pelo prefeito, foi o de iluminar a praça pública Nossa Senhora Aparecida com a ajuda da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena – ACIV. “Nós não tínhamos dinheiro, mas bastou boa vontade e ajuda dos empresários para que conseguíssemos iluminar uma das nossas principais praças públicas”, destacou Célio Batista.

 

Secretaria de Obras

 

O secretário de obras Dari de Oliveira, citou dados acerca da malha viária do município e salientou que encontrou a pasta em uma situação financeira e estrutural muito complicada quando aceitou o cargo.

 

"A cidade passou por uma situação conjuntural e estrutural de transformação nos últimos 10 anos. O desenvolvimento da cidade nos últimos anos atraiu muita gente pra cá [sic] e isso trouxe à administração pública um peso ainda maior. Saímos de 58 mil habitantes para quase 100 mil e a cidade acabou crescendo de uma forma desordenada, mas temos trabalhado para enfrentar os novos desafios”, comentou Dari.

Dari de Oliveira disse que o município tem hoje uma malha viária de 500 quilômetros, sendo 50% de ruas e avenidas pavimentadas. “Quando assumimos encontramos a secretaria em uma situação muito complicada e isso acabou dificultando um trabalho mais ágil para solucionar os problemas. Amanhã, quando terminar a minha gestão à frente da Semosp, sairei com a sensação de dever cumprido. Deixo para a próxima administração uma secretaria de obras estruturada e com 2 milhões de reais em caixa, o que dará tranquilidade para a próxima prefeita continuar ‘tocando’ os projetos em andamento. Destaco que estou deixando a cidade limpa e a Semosp sem dividas”, finalizou Oliveira.

 

Secretaria de Saúde

 

Adilson Bernardino, secretário de saúde do município também falou sobre os desafios encontrados quando assumiu a pasta: “Todos sabem que assumimos uma secretaria de saúde com muitos problemas e sem credibilidade, mas trabalhamos e colocamos a casa em ordem”, disse Bernardino.

Durante o período que ocupou o cargo de secretário de saúde, Adilson Bernardino enfatizou o pagamento de dívidas atrasadas no valor de 8 milhões de reais da antiga gestão e a contratação de 16 novos médicos de diversas especialidades. “Nós estamos deixando a secretaria de saúde numa situação muito melhor àquela de quando assumimos. Pegamos uma secretaria com processos licitatórios vencidos e tivemos que renovar e realizar novos processos e licitações para só assim conseguirmos proceder com a compra de alimentação e materiais hospitalares. Hoje todos os fornecedores da secretaria de saúde têm confiança e voltaram a fazer novos contratos com a administração municipal”, destacou Adilson.

O gestor ainda comentou a situação sobre os salários dos servidores da saúde. A secretaria deve hoje, apenas o salário e o 13º salário do mês de dezembro aos servidores da saúde, mas isso já era uma programação da administração do prefeito Rover. Na questão da previdência dos servidores, a secretaria está devendo apenas a parcela do mês 12 (dezembro), mas acredito que isso não causará nenhum problema para emissões de certidões negativas para próxima administração”.

O secretário também enfatizou que termina sua gestão à frente da secretaria de saúde com a sensação de dever cumprido. Ele finalizou dizendo, que hoje o Hospital Regional não enfrenta mais problemas com falta de medicamentos e alimentação para os pacientes.

 

Secretaria de Educação

 

Geisa Maria, titular da pasta agradeceu ao prefeito Célio Batista a confiança em mantê-la à frente da pasta para assim continuar os projetos em curso. “Nós estamos deixando para serem entregues no primeiro semestre de 2017, três escolas. Uma no bairro Alphaville que se encontra com 80% de suas obras concluídas. Outra que está sendo construída no bairro Cristo Rei, ao lado da Faculdade da Amazônia – FAMA, e a Escola Progresso na zona rural, que inclusive passou por interdição. Nós licitamos a obra em junho deste ano e os trabalhos estão em fase avançada, com mais de 80% de execução da obra. Essa escola dará mais conforto e segurança aos alunos e professores da instuição”, destacou Geisa.

Sobre o atraso de conclusão das obras da escola do bairro Alphaville, Geisa Maria disse que a demora no repasse de recursos por parte do governo federal acabou atrasado a obra: “Essa escola era para estar sendo inaugurada essa semana, mas o governo federal não fez os repasses conforme íamos enviado as medições, isso acarretou com o atraso da obra, mas a escola será inaugurada ainda no primeiro semestre de 2017”, disse a secretária.

Geisa também destacou que as contas da secretaria de educação estão em dia: “Estamos deixando a pasta com todas as contas em dia, salvo àquelas que não conseguimos fazer a liquidação por conta do final de ano, mas o dinheiro está em caixa para quitas todos os débitos. Estamos em dia também com a folha de pagamento dos servidores da educação. Pagamos salário, 13º salário e 1/3 de férias”.

No tocante à merenda escolar, Geisa falou sobre a descentralização. “Antes a merenda escolar chegava à Semed [secretaria de educação] para depois ser redistribuída às escolas, mas hoje com a descentralização a merenda está indo diretamente para as escolas e isso facilita o trabalha e previne desperdícios”.

A secretária ainda disse esperar que o Projeto de Lei ‘travado’ na Câmara de Vereadores que autorizaria a descentralização de gestão de recursos financeiros por parte das escolas seja colocado em votação pelos próximos legisladores: “Está parado na Câmara, mas a provação do projeto dará mais autonomia para que as escolas façam pequenos reparos. Não se pode esperar que a Semed abra processo de licitação para uma simples troca de fiação em uma escola. Esse trabalho de gestão pode ser feito pela própria escola”, finalizou Geisa Maria.

 

Secretaria de Fazenda

 

O fiscal tributário da Secretária de Fazenda, João Monteiro Gomes disse que as contas do município estão em situação confortável. “Nos poucos dias à frente da Secretaria de Fazenda eu me empenhei ao máximo, juntamente com a equipe para deixar as contas do município em dia. Enfrentamos muitas dificuldades, mas conseguimos fechar as contas do município e zerar todos os problemas”, disse Monteiro.

 

“A próxima administração terá as contas do município em dia”, finalizou João Monteiro.

Secretaria Governamental

 

Faiçal Ibrahim Akkari, titular da Secretaria Governamental parabenizou Célio Batista: “Assim como mencionado pelos demais secretários, eu reitero que o Célio Batista trouxe calmaria para a administração municipal. O Célio teve atenção e cuidado em cada passo que deu. Trabalhou com união, pensando na transição de governo e na cidade. Essa calmaria e discernimento que o Célio trouxe, fez com que a gente pudesse trabalhar e terminar esse mandato com mais tranquilidade. Houveram discussões acaloradas, choros, mas tudo em prol do melhor para a cidade” comentou Faiçal.

“Dentro do contexto nacional e pelo quadro que imaginávamos que iríamos terminar o mandato, posso dizer que estamos entregando o município com uma situação muito confortável para o próximo gestor. Acredito também que após tudo que ocorreu em Vilhena, a cidade vai entrar no ‘trilho’ e voltar a crescer com responsabilidade”, finalizou Faiçal Akkari.




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech