MENU
×
19° | Vilhena - RO
00:00:00 | 07 de Dezembro
Nível do Rio Madeira chega a 18 metros
_640x426.jpg)
O nível do rio Madeira atingiu, ontem, 18 metros, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), confirmando previsão com a qual a Coordenação Estadual da Defesa Civil já trabalhava. Apesar disto, não houve aumento dos casos de famílias impactadas e isto se deve, segundo o tenente coronel Demargli Farias, da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, pelo fato das ações preventivas adotadas. Há, ainda, a previsão de que o nível do rio estabilize por pouco tempo, mas os efeitos de chuvas torrenciais que ocorrem nas cabeceiras do rio Beni, na Bolívia, devem chegar na próxima semana à bacia do Madeira.
A Coordenação Estadual da Defesa Civil considera que a antecipação da retirada de famílias em áreas que estavam sob risco de alagação reduziu impactos que são comuns neste tipo de evento. O atendimento aos desabrigados é o foco principal das ações neste momento. Uma equipe está encarregada de acompanhar, em todos os alojamentos, as demandas apresentadas para apresentar as devidas soluções.
_640x426.jpg)
O tenente coronel Farias explica que algumas das necessidades das famílias, como de saúde, estão sendo atendidas nos locais onde elas se encontram, como é o caso dos doentes dos municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré. Os que necessitam de hemodiálise ou outras intervenções mais graves são transportados para Porto Velho. Os demais recebem atendimento em sua própria cidade.
_640x426.jpg)
Em outra frente de ações de Defesa Civil está sendo feito o monitoramento do combustível para as regiões afetadas pela enchente com apoio das empresas distribuidoras, que informam sobre estoques e tráfego. Em casos críticos, a Defesa Civil apontará quais regiões devem ser priorizadas.
Alternativa
O acesso rodoviário ao município de Nova Mamoré, pela Linha 29, será mantido em boas condições de tráfego por equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A via é estratégica para o abastecimento destes municípios e está sendo fiscalizada para evitar bloqueios desnecessários.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil distribuiu nota, assinada pelo coordenador, coronel Lioberto Caetano de Souza, em que é pedida a compreensão e o apoio dos moradores da localidade de Nova Dimensão, onde foi realizado um protesto na quinta-feira (20). Segundo ele, neste momento a estrada é fundamental para que ajuda chegue aos dois municípios afetados pela enchente do rio Madeira.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil também alerta a população para que evite resgatar ou capturar animais em áreas de enchente, pois podem ocorrer acidentes. O manuseio de animais deve ser realizado apenas por pessoal apto para este fim . As recomendações incluem ainda os cuidados para se evitar contato com a água das enchentes, que podem ser foco de doenças.


Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes, Diego Queiroz e Ítalo Ricardo
Fonte: Decom
Notícias Relacionadas
INTERCÂMBIO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES DE INGLÊS É LANÇADO PELO GOVERNO DE RO