OUÇA AO VIVO!
CAI NO LAÇO 02:00h às 05:00h
Tempo nublado 20° | Vilhena - RO   00:00:00 | 22 de Novembro
OUÇA AO VIVO
CAI NO LAÇO 02:00h às 05:00h
01/03/2016 09:49:50

ABANDONO: Professores e alunos vivem entre cobras, ratos e falta de higiene em escola municipal de Vilhena

A manifestação feita por alunos e professores da Escola Municipal Tenente Melo, localizada no distrito de São Lourenço, mas que pertence ao município de Vilhena, sobre o fim do transporte dos professores, serviu também para escancarar a situação deplorável em que se encontram as instalações da instituição escolar.

Sem reforma há mais de dois anos, o local está literalmente ‘caindo aos pedaços’. Segundo um dos pais, foram eles mesmos, que ‘meteram a mão’ na massa e reformaram da última vez. De acordo com Odenilson da Silva, pai de duas meninas que estudam no local, quando eles pediram materiais para Secretaria Municipal de Educação, receberam apenas algumas latas de tintas. “A escola precisa de tantas coisas e nos mandaram apenas isso. E se quisermos, nós que temos que pintar”, declarou o pai.

O diretor da escola, Edwilson Francisco Neves, conta que as salas de aula estão sem ventilação, já que todos os ventiladores instalados estão com defeito, visto que não há manutenção nos mesmos. Ar condicionados foram adquiridos, porém outro problema surgiu. O padrão de energia do local é monofásico, ou seja, só é possível ligar aparelhos de 110 volts e o eletro só funciona com 220 volts. “Estamos na época da chuva e mesmo assim é praticamente impossível dar aula durante uma hora sem sair da sala. O calor é demais”, contou.

 

Cobras

 

Além dos problemas com a falta de manutenção, de reforma e o constante calor, alunos e professores precisam viver literalmente entre cobras e lagartos. Pouco tempo antes da reportagem chegar ao local, uma cobra de cerca de 80 centímetros foi morta nas proximidades da escola. Alunos contaram que desde que iniciaram as aulas no ano de 2016, nada mais, nada menos do que cinco cobras foram mortas no pátio da instituição. Além das cobras, ratos, baratas e morcegos são encontrados diariamente no local. O local que dá acesso ao forro da escola está aberto e é local fácil para os animais, (foto). “Com todo esse abandono ficamos reféns dos bichos”, disse o diretor.

A parte mais triste de todas

 

A escola Tenente Melo conta hoje com 106 alunos divididos entre 06 professores. No caso da professora Ana Laura, que, como a escola trabalha no sistema de multisseriados, onde alunos de idades e níveis educacionais diferentes são instruídos por um mesmo professor e ao mesmo tempo, tem em seus cuidados 26 alunos, que aprendem matérias da 1ª, 2ª e 3ª séries. O que choca é que uma estudante de apenas 06 anos e que tem Síndrome de Down, necessitando assim de cuidados especiais e de educação especial, também participa da mesma sala.

A professora, Ana Laura pediu ajuda. “Venham ver em que situação estamos. O meu esforço é o máximo que posso dar, mas aqui, os alunos não têm o ensino que merecem. Eu preciso de ajuda”, confessou a educadora.

 




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech