OUÇA AO VIVO!
CAI NO LAÇO 02:00h às 05:00h
Tempo nublado 20° | Vilhena - RO   00:00:00 | 22 de Novembro
OUÇA AO VIVO
CAI NO LAÇO 02:00h às 05:00h
28/09/2015 15:49:59

Tecnologia Docol vence Prêmio Internacional Red Dot Award 2015

A tecnologia Bacteria-free, da Docol Metais Sanitários, é a vencedora do Prêmio Mundial Red Dot Award 2015, na categoria Personal Hygiene. Entregue na última sexta-feira, 25 de setembro, o prêmio é uma importante ação internacional concedida ao design de produtos pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen em Essen, da Alemanha. O objetivo é reconhecer as inovações de ponta presentes no mercado.

O produto vencedor da Docol garante ação antibacteriana permanente aos metais sanitários, eliminando até 99% das bactérias em até 24 horas. Indicada para locais públicos, especialmente clínicas hospitalares e unidades de saúde, a tecnologia pode ser aplicada em qualquer produto cromado, sem alteração no seu design. A competição contemplou cerca de 5.000 produtos, de mais de 61 países e é intitulada assim por causa do Museu Red Dot, de Singapura, onde a cerimônia do prêmio anual é realizada.

 

Sobre a Bacteria-free

 

A tecnologia Bacteria-free oferece a melhor solução em higiene e bem-estar para ambientes públicos, assim como clínicas hospitalares e unidades de saúde. Sua ação antibacteriana nos metais sanitários é responsável por eliminar até 99% das bactérias em 24 horas, sem afetar a cor e o brilho do metal.

Em locais de uso público, onde há grande circulação de pessoas, a presença de microrganismos causadores de doenças, como fungos, vírus e bactérias, podem oferecer riscos à saúde da população. Os banheiros de hotéis, shoppings e restaurantes são capazes de conter colônias inteiras de bactérias, que causam desde infecções de pele até doenças graves. A presença desses microrganismos é ainda mais preocupante nos ambientes em que limpeza e higiene são essenciais, como clínicas hospitalares e unidades de saúde. A transmissão de bactérias patogênicas pode ocorrer de várias formas, sendo que as principais delas estão potencialmente ligadas a ambientes de saúde, no atendimento a pacientes e o uso de equipamentos contaminados. 

As atuais tecnologias disponíveis no segmento de metais sanitários para a proteção antibacteriana são superficiais, pois se resumem na aplicação de tintas e vernizes aditivados por nano partículas de prata ou por fungicidas. As desvantagens deste processo são a perda do brilho cromado e a redução da vida útil da ação antibacteriana, limitada pela resistência da tinta. Já os produtos com a tecnologia Bacteria-free passam por um procedimento diferente: as peças recebem uma adição de nano partículas de prata, que ficam incorporadas na camada cromada. As propriedades antibacterianas são somadas à atual lista de benefícios que o processo de cromagem oferece como alta resistência a corrosão e ao desgaste e uma superfície lisa e de fácil limpeza. A Bacteria-free é a única no mundo e pode ser aplicável tanto em materiais metálicos quanto plásticos.

Para comprovar a eficiência dessa tecnologia, os produtos passaram por uma avaliação de eficiência antibacteriana realizada de acordo com a norma japonesa “JIS Z 2801 - Japanese Industrial Standard – Antimicrobial product – Test for antimicrobial activity and efficacy”. O teste consiste em contaminar o produto com colônias de bactérias e reavaliar a contaminação após 24 horas. Dentre as colônias utilizadas estavam as bactérias Staphylococcus Aureos e Escherichia Coli, conhecidas pela sua resistência à antibióticos. A tecnologia Bacteria-free comprovou a sua eficácia: após o período estimado, houve uma redução de 99% dos microorganismos.

Em outubro, a Docol lança uma linha completa de produtos com a tecnologia Bacteria-free, entre os lançamentos estão torneiras PressMatic, acabamentos para válvula de descarga e mictório e dispensador de sabonete.




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech