MENU
×
MANIA SERTANEJA
17:00h às 19:00h
23° | Vilhena - RO
00:00:00 | 23 de Janeiro
MANIA SERTANEJA
17:00h às 19:00h
Sensibilização e formação
Oficinas do Sicredi sobre educação financeira sensibilizam educadores na Semana Pedagógica da Seduc-MT
Durante o evento, profissionais da educação participam de cursos sobre planejamento financeiro e consumo consciente, que visam o bem-estar das finanças
Pensando na educação financeira como um caminho de transformação social e no poder da escola para formar cidadãos mais conscientes, o Sicredi participa entre os dias 20 e 23, da Semana Pedagógica 2026, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), levando conhecimento, diálogo e ferramentas que fortalecem o trabalho dos professores da rede estadual.
Considerada estratégica pela Seduc, a Semana Pedagógica se consolida como um dos principais espaços de organização da educação pública estadual, com a finalidade de orientar as ações das escolas em 2026 e integrar os profissionais que passam a atuar neste ano letivo. Com participação das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e presença de autoridades estaduais, o evento abre oficialmente o calendário letivo de 2026 e estabelece diretrizes pedagógicas, administrativas e de gestão para as 628 escolas da Rede Estadual de Ensino, definindo práticas, metas e estratégias para o trabalho das unidades escolares ao longo do ano.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a atuação do Sicredi na Semana Pedagógica dialoga diretamente com o esforço da rede estadual em ampliar a educação financeira como parte da formação integral dos estudantes, desde o Ensino Fundamental. Nesse contexto, ele avalia que a participação da instituição financeira cooperativa na Semana Pedagógica contribui para tornar esse debate mais próximo da vivência dos alunos e do trabalho desenvolvido pelos professores.
“A parceria com o Sicredi é estratégica porque leva a educação financeira para a vida dos nossos estudantes desde o Ensino Fundamental, formando cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para tomar decisões ao longo da vida. Ao mesmo tempo, a presença da cooperativa de crédito na Semana Pedagógica da Seduc fortalece esse compromisso com a formação integral, ao dialogar diretamente com nossos professores e gestores sobre práticas que conectam a escola à realidade das famílias e da comunidade”, avalia o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
A participação do Sicredi na Semana Pedagógica inclui oficinas de Educação Financeira voltadas a professores e profissionais da rede estadual, aproximando a educação financeira da rotina escolar e do trabalho desenvolvido pelos educadores, além de estande institucional para apresentação de outros programas que são desenvolvidos junto à comunidade escolar. Por isso, ao longo do evento, a instituição promove 12 oficinas com o tema “Descomplicando o Dinheiro”, sendo quatro por dia, com 30 vagas cada, com a proposta de estimular uma conversa prática, aberta e sem julgamentos sobre a relação das pessoas com o dinheiro. A abordagem considera que decisões financeiras são influenciadas por emoções, hábitos e comportamentos automáticos, e busca ampliar o entendimento sobre escolhas financeiras no cotidiano escolar e pessoal.
A proposta é ampliar o entendimento sobre educação financeira a partir de situações reais do cotidiano, oferecendo ferramentas para que os professores levem o tema para a sala de aula de forma simples, prática e conectada à realidade dos alunos.
De acordo com a gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo do Sicredi, Daniela Lepinsk Romio, a participação na Semana Pedagógica só é possível graças à parceria com a Seduc-MT. Ela destaca que o evento permite dialogar diretamente com os profissionais da rede e apresentar iniciativas que apoiam o trabalho pedagógico, como o programa Finanças na Mochila, que integrará a grade curricular estadual este ano.
“Somos muito gratos à Seduc por nos convidar a participar de um momento tão importante como a Semana Pedagógica. É um evento de grande porte, que reúne milhares de profissionais da educação, e que nos dá a oportunidade de realizar oficinas, dialogar com os educadores e apresentar o programa Finanças na Mochila, que, implantado em 2026. Essa participação facilita o trabalho dos professores da rede estadual quando a educação financeira chega à sala de aula e fortalece a parceria que o Sicredi já mantém com a Seduc em seus programas educacionais, como A União Faz a Vida, as Cooperativas Escolares e o Finanças na Mochila”, destaca.
A experiência vivenciada nas oficinas também se reflete na prática de quem está em sala de aula. O professor de Matemática Edson da Silva Guimarães Ramos, de 42 anos, atua na EEDIEB Creuslhi De Souza Ramos, no município de Confresa, no interior de Mato Grosso, e relata que a educação financeira transformou sua rotina pessoal e passou a influenciar diretamente o trabalho com os estudantes.
Segundo ele, que também é associado do Sicredi, as dificuldades financeiras enfrentadas no início do casamento deram lugar à organização e ao planejamento a partir de ações simples, como o controle de gastos e a organização da renda familiar. “Quando me casei, tinha muita dificuldade com as questões financeiras. Com o apoio da minha esposa, começamos a nos organizar, montar planilhas, pagar dívidas e depois abrimos uma conta conjunta. A partir disso, conseguimos organizar melhor os salários, pagar as contas, poupar e até começar a investir. Isso mudou completamente nossa relação com o dinheiro”, contou.
Após participar da oficina, o professor disse que conseguiu reconhecer práticas que já aplicava e identificar pontos que ainda podem ser aprimorados. “O curso foi muito bom porque eu me vi em várias situações apresentadas. Algumas ações eu já fazia e outras percebi que preciso melhorar. É um conteúdo que eu preciso levar para os meus estudantes”, afirmou.
Edson destaca ainda a importância da educação financeira em escolas localizadas em regiões periféricas, onde muitos alunos têm pouco contato com o tema fora do ambiente escolar. “Já costumo falar de educação financeira em sala de aula, baseado na minha experiência. A gente tenta contribuir com os estudantes por meio de oficinas e disciplinas eletivas, mas essa formação vai ajudar muito mais. É importante tanto para nós, profissionais da educação, quanto para os alunos”, completou.
Saiba mais sobre os programas desenvolvidos pelo Sicredi e voltados para educação em https://fundacaosicredi.org. br/.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 260 municípios e possui 361 agências, para o atendimento a mais de 1,6 milhão de associados.





