MENU
×
ONDA GOSPEL
09:00h às 11:00h
22° | Vilhena - RO
00:00:00 | 07 de Dezembro
ONDA GOSPEL
09:00h às 11:00h
EDUCAÇÃO: Professores confirmam greve e Seduc repete justificativa
Paralisação afeta cerca de 170 mil estudantes da rede estadual
Nesta quarta-feira (6), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) declarou greve. A Secretaria do Estado de Educação (Seduc) não se posicionou oficialmente nem emitiu nota sobre a paralisação que, de acordo com números da própria pasta, afeta cerca de 170 mil estudantes da rede estadual de ensino e não tem previsão de término.
Ainda não há estimativa, do Sintero e nem da Seduc, sobre o número de professores que devem aderir à greve. O Rondoniaovivo procurou as duas instituições, que ainda estão calculando quantos profissionais vão participar. A expectativa é parcialmente negativa para o movimento paredista, já que alguns técnicos da educação - em especial os representados pelo Sindicato dos Técnicos Educacionais (Sintae) - são instigados pela diretoria do sindicato a não participar da paralisação.
O motivo da paralisação, que abrange todo o estado de Rondônia, são reivindicações antigas da classe professoral como valorização da profissão e concurso público. Em entrevista exclusiva ao Rondoniaovivo realizada ontem, Dioneida Castoldi, presidente do Sintero, disse que ‘é o Governo do Estado quem decide quando a greve acaba’.
A greve acontece após a realização de uma reunião entre a Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) e representantes do Sintero, do Sindicato dos Professores e Professoras do Estado de Rondônia (Sinprof) e Sintae. O Sintero classificou as propostas do Governo como ‘insuficientes e irrisórias’.
O Rondoniaovivo buscou a Seduc para apurar qual o plano do Governo para evitar a paralisação e o desgaste do calendário letivo escolar, a dimensão da greve e os próximos passos da pasta. O assessor procurado pelo jornal simplesmente reencaminhou a nota já publicada pelo jornal, que pode ser conferida NESTA notícia.
FONTE: Rondoniaovivo
