MENU
×




Música gravada na UNIR repercute internacionalmente
Trabalho musical de rap foi produzido na UNIR, com letra e interpretação de Jhuka Andrade e Carlos Mossoró
Dois artistas utilizaram a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como palco para a gravação do clipe “Conhecimento”. Jhuka Andrade e Carlos Mossoró utilizaram cenários como salas de aula e laboratório para as gravações de áudio e vídeo, mostrando o potencial educativo do rap, que é o gênero musical desse movimento cultural.
A escolha de utilizar a UNIR se dá porque, além de ser um campo de saberes, a instituição tem mostrado abertura para que sejam fomentadas ações do movimento hip hop na pesquisa, no ensino e na extensão. Carlos, que participa da letra, é também professor e chefe do Departamento Acadêmico de Comunicação da UNIR. O clipe foi lançado virtualmente em dezembro de 2024, durante a décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (Procea).
"O hip hop tem um poder educativo muito forte, tanto que o conhecimento foi estabelecido como um dos elementos desse movimento. Nós, rappers, buscamos produzir mensagens que têm o objetivo de trazer alertas sobre fatos importantes da sociedade e conscientizar mentes. Então, buscamos mostrar que o rap, que é o gênero musical do hip hop, é um aliado da educação formal nessa missão de transformar vidas. O conhecimento que está em sala de aula através de teorias é traduzido em metáforas no rap. A escolha da Universidade como local de gravação teve o intuito de trazer essa mensagem de ligação entre rap e conhecimento científico de uma forma direta e incisiva", declarou Carlos Mossoró.
Na última semana, a música ganhou repercussão internacional ao ser destaque no programa Planet Earth, Planet Rap, que é exibido nos Estados Unidos e tem como apresentador uma estrela do hip-hop mundial, o Chuck D, líder do grupo Public Enemy, uma das maiores referências do rap a nível mundial, sendo o primeiro grupo de rap criado na história. O programa pode ser acompanhado em página na plataforma Mixcloud (a apresentação da música Conhecimento inicia em 1:19:00), neste link.
Sobre a música
Conhecimento é também uma produção coletiva e internacional. A música surgiu através de um convite do produtor executivo DJ Sidney G. M (Moçambique), em que Carlos Mossoró e Jhuka Andrade foram convidados para integrar o álbum Compromisso com Elas/Ruas - Volume 5 e 5.1. O clipe é uma produção da Altomar Comunicação, agência liderada por Rafael Altomar (Brasil). O DJ Pisto Rey (México) contribui com scratches. Genius (Moçambique) é o dono do beat.
O trabalho ainda conta com legendas e interpretação em Libras, para que o conteúdo seja acessível a todos os públicos. A interpretação em Libras é feita por Ozineide Mesquista, vinculada a Procea.