OUÇA AO VIVO!
Pop x Rock 19:00h às 21:00h
Tempo limpo 25° | Vilhena - RO   00:00:00 | 17 de Julho
OUÇA AO VIVO
Pop x Rock 19:00h às 21:00h
08/07/2024 08:26:30

Museu Casa de Rondon reabre portas após 28 anos, com exposição de arte organizada pelo festival Sicoob Sabor

 Após uma lacuna de 28 anos desativado, o Museu Casa de Rondon, um dos pontos culturais mais importante de Rondônia, reabre suas portas com a exposição ‘Raízes de Rondon, Arte e Memória’, em Vilhena (RO). A mostra integra a programação do Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena, que celebra a diversidade gastronômica e artística da região.  

O vernissage ocorreu na sexta-feira, 5 de julho, com autoridades e a imprensa. Entre os presentes estavam Flori Cordeiro, prefeito de Vilhena, Dirceu Hoffmann, secretário da Semtic, Zezinho da Diságua, representando os vereadores, Dante Hahn, diretor operacional da Sicoob Credisul e Vilmar Saúgo, diretor executivo da Sicoob Credisul.  
A reabertura visa resgatar e preservar a memória histórica local e marca um momento histórico e cultural para a cidade. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic). Para tanto, uma equipe da Sicoob Credisul e outra da prefeitura trabalharam duramente por mais de 30 dias na limpeza e revitalização da casa, e na montagem da exposição. O trabalho teve o auxílio também do jornalista e escritor Júlio Olivar, e do professor Jeferson Batista, na reconstrução da história do antigo Posto Telegráfico.  
“Estávamos com a casa fechada e em más condições. Fizemos uma parceria com a Sicoob Credisul que tem uma grande responsabilidade social com a cidade e conseguimos reabrir. Pretendemos organizar uma forma nova para cuidar do nosso patrimônio. Estamos orgulhosos de trazer tudo isso de volta a comunidade”, ressaltou Flori Cordeiro. 
Dirceu Hoffmann, que esteve à frente da montagem da exposição se emocionou ao falar sobre reabertura da Casa de Rondon e aproveitou para agradecer. “A Sicoob Credisul está de parabéns, a parceria público e privado funciona desse jeito. Quero agradecer a todos. Está tudo maravilhoso e ficou muito bonito”, enfatizou ele. 
A exposição oferece aos visitantes uma viagem no tempo, com fotografias e objetos históricos que narram a passagem da Comissão Rondon, cuja chegada a Vilhena completou 115 anos no último dia 29 de junho; a Expedição Científica Rondon-Roosevelt, que completa esse ano 110 anos; a construção do Posto Telegráfico e suas transformações, eventos que foram fundamentais para o surgimento da cidade.  
Entre as obras expostas, estão 12 pinturas em óleo sobre tela da artista rondoniense Edina Costa, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente. As pinturas de Edina retratam a vida e as belezas da Amazônia, enfatizando os povos da floresta, a fauna e a flora, e promovendo uma mensagem de respeito à natureza e aos povos indígenas. Conta também com uma sala de audiovisual exibindo um filme original sobre a expedição Rio da Dúvida. 
Adevania Silveira, gerente de Marketing, Comunicação e Relações Institucionais, ressalta a importância deste momento para a população de Vilhena. “O festival tem esse papel, de deixar, a cada ano, um legado para a cidade. E desta vez, estamos entregando a maior ação cultural que poderíamos oferecer, a reabertura do museu, um dos mais importantes pontos culturais de Rondônia, que permanecia fechado há 28 anos.” 
Vilmar Saúgo ressaltou a importância desse resgate da história da cidade como ação comemorativa do aniversário da cooperativa. “Comemoramos 25 anos da Sicoob Credisul. Organizamos uma série de eventos para trazer ainda mais cultura às cidades em que estamos presentes e na 7ª edição do festival nos mobilizamos para reabrir a Casa de Rondon. Esse é um momento muito especial, pois é uma história que temos muito orgulho. Faremos o possível para manter a casa aberta e resgatar muita coisa que conta a história de Vilhena”. 
Para quem deseja mergulhar nessa rica experiência cultural, o museu estará aberto ao público de quarta a sexta-feira, das 15h às 18h; aos sábados, das 16h às 20h; e aos domingos, das 14h às 20h.  


 
 

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Att,
Jéssica Cristina Rodrigues dos Santos
Marketing, Comunicação e Relações Institucionais




Notícias Relacionadas

26/06/2024 07:12:49
Alôô Vilhena!!
17/05/2024 07:10:29
MURILO HUFF – Ji–Paraná
17/05/2024 07:06:17
Murilo Huff – Cacoal
© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech