MENU
×Governo de Rondônia investe em infraestrutura de criminalística
O Governo de Rondônia investirá mais de R$ 7,5 milhões nas construções do novo prédio do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de DNA Criminal (Idnac) em Porto Velho. As duas obras integrarão a estrutura já existente do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC). O projeto dos prédios já foi concluído e será encaminhado para licitação nos próximos dias.
A construção será feita através de recurso do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise). Já os equipamentos estão sendo adquiridos através de um convênio entre a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Segundo o secretário da Sesdec, Marcelo Bessa, os investimentos do Pidise em Segurança Pública prometem agilizar o resultado de exames periciais de fundamental importância para o esclarecimento de crimes. “No caso de exames de identificação criminal por meio de DNA, hoje contamos com uma parceria com o Estado do Amazonas, mas devido à demanda há uma demora no resultado, o que deixará de acontecer com a construção do Instituto de DNA Criminal na capital”.
A construção de um novo Instituto de Criminalística é uma necessidade do Estado há anos. O gerente de planejamento da Sesdec, delegado André Roberto, explica que o atual prédio foi construído na década de 80 e está defasado. “A estrutura atual, de tão precária, não suportaria sequer uma reforma, estando totalmente aquém das necessidades atuais”, conta.
O delegado informa ainda que as duas obras terão cerca de três mil metros quadrados de área construída no térreo, mas com estrutura preparada para ampliação de um andar acima. “As obras estarão preparadas para atender a demanda dos próximos vinte anos”, fala André Roberto.
O secretário diz que as construções e os novos equipamentos irão representar o crescimento quantitativo e qualitativo das provas periciais, aumentando o índice de elucidação de crimes de maior complexidade, cujos exames hoje dependem de convênios com outros órgãos. “Desde que assumimos, adotamos dois eixos de trabalho: valorização do profissional e a tecnologia, melhorando o atendimento ao público, vertentes priorizadas pelo governador do Estado”.
A Sesdec informa ainda que junto aos prédios será construída a Central de Logística, que inverterá o fluxo de abastecimento das unidades em todo o Estado, gerando economia no custeio das atividades.
Além destas obras, o Governo do Estado também está investindo na construção de Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisp) – na capital e no interior – e Instituto de criminalística, Instituto de DNA Criminal e três Núcleos Criminalísticos nas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. Serão investidos mais de R$ 100 milhões do Pidise em construções para a segurança pública estadual.
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Ésio Mendes
Fonte: Decom
Notícias Relacionadas
INTERCÂMBIO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES DE INGLÊS É LANÇADO PELO GOVERNO DE RO