OUÇA AO VIVO!
HORA NEJA 15:35h às 20:00h
Tempo limpo 31° | Vilhena - RO   00:00:00 | 16 de Junho
OUÇA AO VIVO
HORA NEJA 15:35h às 20:00h
04/11/2023 10:49:28

Psicóloga orienta candidatos do ENEM a não perder o foco durante a prova

 

Controlar a respiração é uma das melhores maneiras de acalmar a mente e o corpo 

Manter o foco durante a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser mais um dos grandes desafios dos candidatos, isso devido especialmente à extensão da prova e a importância dela na vida dos estudantes. De acordo com a psicóloga e professora da UNESC Socorro Magalhães, por vezes, é completamente normal sentir ansiedade. No entanto, é importante lembrar que a preparação adequada, o gerenciamento do tempo e o cuidado com o bem-estar mental são essenciais para enfrentar esse desafio da melhor maneira possível. 

As provas acontecem em todo o Brasil nos dias 05 e 12 de novembro e, para evitar a ansiedade e o estresse, a professora Socorro orienta que a preparação deve ser feita alguns dias antes da prova. “Mantenha uma atitude positiva em relação a tudo que você estudou. Esse é o momento de apenas revisar os conteúdos. Acredite em seu potencial e lembre-se de que o esforço dedicado trará resultados. Na véspera do exame, o conselho é ir para a cama uma hora antes do horário que está acostumada a ir dormir”, destacou a Psicóloga. 

Porém, se mesmo descansado, bem alimentado e confiante a ansiedade insistir em aparecer, há algumas técnicas que possam ser utilizadas para não deixar o nervosismo atrapalhar o bom desempenho nas provas. De acordo com a psicóloga, a respiração é uma grande aliada antes, durante e até mesmo depois de realizar a prova. “Controlar a respiração é uma das melhores maneiras de acalmar a mente e o corpo. Sempre que se sentir nervoso ou ansioso, a sugestão é realizar uma breve pausa, respirar deixando o ar entrar pelo nariz e soltando pela boca”, disse. 

Outra orientação da profissional é se manter longe de distrações, como conversas de outros candidatos ou ruídos desnecessários. Essa técnica ajuda a manter calmo os pensamentos, diminui a ansiedade, relaxa o corpo e encontra novamente o foco. 

A UNESC disponibiliza serviços de apoio psicológico na clínica-escola da instituição. Os agendamentos podem ser realizados por meio do telefone (69) 3441-4503 ou WhatsApp (69) 99237-2101. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e das 19h às 22h, na Instituição, que fica localizada na Rua dos Esportes, 1038 – bairro Incra. É cobrada uma taxa simbólica pelos atendimentos.

HORÁRIOS EM RONDÔNIA 

Para evitar atrasos, os estudantes devem ficar atentos aos horários, seguindo o fuso horário de Rondônia. 

Abertura dos portões: 11h 

Fechamento dos portões: 12h 

Início das provas: 12h30 

Término das provas no 1º dia: 18h 

Término das provas no 2º dia: 17h30

Aline Boone- Assessoria de Imprensa/UNESC

At.te.

Aline Boone

Assessoria de Imprensa

(69) 3311-1950 | Ramal: 1107714

http://facimed.edu.br 




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech