MENU
×Lacem emite nota parabenizando a qualidade do exame de diagnostico de malária em Vilhena
Os profissionais da Divisão de Endemias receberam do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacem-RO) uma nota parabenizando os profissionais pelo Controle de Qualidade do Diagnóstico laboratorial da Malária. De acordo com o documento emitido pelo Lacen e enviado para a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o município está cumprindo com as determinações do manual de implementação do Sistema de Controle de Qualidade do Diagnostico laboratorial da malária.
A diretora da Divisão de Endemias, Edenilce Modesto, explicou que são dois os profissionais responsáveis em realizar o exame de malária, Celiria Lúcia Molinari, Domingos Gonçalves, que passaram pelo curso técnico microscopista, em Porto Velho, o que trouxe mais qualificação aos profissionais.
O exame em Vilhena leva em média uma hora para emitir o resultado e se for positivo o paciente já sai com medicação em mãos. Os casos que surgem em Vilhena são todos oriundos de fora. Em 2012 foram realizados 364, positivos foram 81, em 2013 foram realizados 169 exames e 71 desses foram positivos, em 2014 foram realizados 202, positivos foram 50, todos os casos positivos não são oriundos de Vilhena.
O prefeito Zé Rover, ao receber a notícia, comemorou por entender que esse reconhecimento serve para valorização do próprio profissional e também dos usuários em saber que o município tem o compromisso com a qualidade e confiabilidade dos serviços oferecidos.
Já o secretário de saúde, Vivaldo Carneiro, salientou que esse mês o laboratório do Centro de Testagem Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE), recebeu do Ministério da Saúde o certificado e avaliação externa de Qualidade dos testes rápidos referentes à HIV e sífilis, tendo 100% de acerto. “Isso reflete o compromisso dos profissionais responsáveis por ambos os exames, tanto o de malária quanto os testes rápidos”, finalizou o Secretário de Saúde.
Semcom