OUÇA AO VIVO!
SUPER TARDE 94,9 15:00h às 16:00h
Tempo nublado 26° | Vilhena - RO   00:00:00 | 21 de Novembro
OUÇA AO VIVO
SUPER TARDE 94,9 15:00h às 16:00h
19/02/2015 07:32:32

Município e Estado se unem em combate a dengue em Vilhena

  Desde a semana passada que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou várias ações em combate a dengue em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Governo do Estado.

O governo do estado disponibilizou todos os equipamentos, o inseticida e óleo vegetal, município deu todo o apoio logístico e aplicação do inseticida, além da limpeza dos entulhos nas ruas pela Semosp.

As ações realizadas são bloqueio espacial (fumacê), visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, notificação de imóveis com risco, coleta e armazenamento de pneus.

A diretora da Divisão de Endemias, Edenilce Modesto, explicou que o serviço de bloqueio espacial (o fumacê) nos bairros Cristo Rei e Bodanese, estão acontecendo paralelamente com o serviço da Semosp em recolher os entulhos que os moradores estão colocando nas ruas.   A Divisão de Endemias já realizou o bloqueio espacial nos seguintes, bairros COHAB, setor 23, setor 8, setor 9, Cristo Rei e Bodanese.

Nas próximas semanas o bloqueio espacial será nos bairros: Jardim Eldorado, Embratel, Jardim America, Bela Vista, Parque São Paulo, setor 19, Jardim Primavera,  Jardim das Oliveiras, Jardim Vilhena, Santo Antonio, São José, Centro, 5º BEC, Industrial e Vila Operaria.

Essas medidas foram tomadas porque o levantamento de índices, realizado pelos Agentes de Endemias nas residências, foram preocupantes. A pesquisa apontou o índice de 4.2 de infestação predial, isso na pratica significa que as casas estão cheias de criadouros. O lixo doméstico, latas, plásticos, caixa d’ água sem tampa.

De acordo com informações da Divisão de Endemias, através das visitas realizadas pelos Agentes Comunitários e de Endemias, detectou-se que 90% dos focos positivos de dengue no município foram encontrados no interior dos quintais, especificamente em entulhos latas e plásticos.

No ano de 2013 foram notificados 1.256 casos de dengue no município, em 2014 com diversas ações realizadas em combate a dengue os números de casos caíram para 187 casos notificados. Esse ano até o inicio de fevereiro foram notificados 70 casos, ainda não confirmados.

Além de combater o mosquito da dengue, o trabalho também serve como preventivo da Chikungunya. “No ano passado tivemos o primeiro caso de Chikungunya notificado, embora é bom lembrar a população que essa pessoa foi contaminada fora de Vilhena, durante uma viagem a Venezuela. O mesmo mosquito que transmite a dengue pode também transmitir a Chikungunya”, esclareceu a diretora da Endemias.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o grande diferencial nessa ação é o apoio da população, se os quintais não estiverem limpos e criadouros não forem eliminados, as ações serão em vão, não haverá o efeito desejado. O inseticida mata apenas o mosquito adulto, por isso é importante eliminar qualquer possibilidade dos mosquitos se reproduzirem.

A aplicação do inseticida é no período das 5 da manhã até às 7h e das 17 às 19h, momento em que mosquitos estão sobrevoando. A orientação é que os moradores deixem portas e janelas abertas para maior alcance do inseticida aplicado.

 

Semcom




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech