MENU
×




Da derrubada de árvores a documentos fraudados: câmeras escondidas mapeiam caminho da madeira extraída ilegalmente na Amazônia
Os repórteres do Fantástico acompanharam operações do Ibama e da Polícia Federal em sete terras indígenas para mostrar como agem - e como são combatidos - os invasores dessas áreas protegidas.
Uma reportagem que usou tecnologia de rastreamento por satélite e celular e câmeras acionadas por movimento para seguir o caminho da madeira e revelar um esquema que movimenta milhões na Amazônia.
As operações que o Fantástico registrou se estenderam por mais de três mil quilômetros dentro das TIs. As terras indígenas ocupam quase 14% do território brasileiro. São 610 Tis - a maioria na Amazônia. E funcionam como fortalezas para conter a destruição da floresta.
“A Amazônia brasileira já perdeu perto de 20% da cobertura florestal. As terras indígenas nesse mesmo período perderam um pouco mais de 1%, o que mostra que as terras indígenas como um potencial muito importante pra proteção da natureza e para o cumprimento de acordos globais que o Brasil tem assumido”, diz o pesquisador.
Um potencial ameaçado. Nos últimos três anos, o desmatamento nas TIs cresceu 130%, comparado ao triênio anterior.
Foto: Agência Envolverde
Fonte: G1
Notícias Relacionadas

Cresol fortalece retomada do Rio Grande do Sul com participação na 47ª Expointer