MENU
×40 milhões de crianças e adolescentes estão expostos a riscos climáticos no Brasil, diz Unicef
Mais do que efeitos imediatos, como falta de água, violência e doenças respiratórias, os riscos climáticos representam uma ameaça para o futuro de crianças e adolescentes no Brasil.
Pelo menos 40 milhões de brasileiros com até 18 anos de idade estão expostos a mais de um risco ambiental no país, como contaminação por pesticidas, poluição do ar, falta de água e enchentes fluviais. O número representa 60% da população nesta faixa etária no país.
O estudo reúne dados do Unicef, artigos e relatórios de órgãos brasileiros e internacionais para traçar um panorama da situação climática e ambiental no Brasil, com foco nos impactos entre crianças e adolescentes.
O principal dano listado no documento é a contaminação por pesticidas -pelo ar ou pela água-, que atinge 27,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros e que pode comprometer o desenvolvimento físico e intelectual dos grupos.
A poluição do ar -que aparece em segundo lugar na lista, com impactos em 24,8 milhões de pessoas até os 18 anos- deve ser uma prioridade e já tem compromissos assumidos, como o Acordo de Paris, de 2015.
Embora todas as ações sejam consideradas urgentes, é preciso identificar quais comunidades serão afetadas primeiro. "Geralmente são territórios indígenas e de comunidades tradicionais, população negra e de meninas os grupos mais impactados", diz Paola.
Fonte: FOLHAPRESS