OUÇA AO VIVO!
SPC 13:00h às 14:00h
Parcialmente nublado 28° | Vilhena - RO   00:00:00 | 07 de Março
OUÇA AO VIVO
SPC 13:00h às 14:00h
09/09/2022 16:29:33

ATRESIA DE VIAS BILIARES (AVB) – Dr. Fábio Soares

A atresia de vias biliares (AVB) é uma doença do fígado e ductos biliares que ocorre em recém-nascidos. As células do fígado produzem um líquido chamado bile, que ajuda na digestão de gorduras e carrega algumas substâncias para serem eliminadas pelo intestino através de ductos biliares. Na AVB ocorre uma inflamação destes ductos, levando a uma obstrução progressiva dos mesmos. A bile fica retida no fígado, provocando rapidamente dano hepático, que pode evoluir para cirrose e óbito, caso não seja tratada precocemente. É a causa mais comum de transplante hepático em crianças.

 

QUAIS OS SINTOMAS?

Os recém-nascidos com AVB apresentam icterícia (pele e olhos amarelados), urina que mancha a fralda (colúria) e fezes esbranquiçadas ou acinzentadas (acolia) ou amarelo pálido (hipocolia fecal). Os sintomas podem surgir já nos primeiros dias de vida, entretanto as vezes a hipocolia demora para surgir. Se o diagnóstico não for realizado, pode evoluir para falência hepática e morte precoce. 10 a 20% dos bebês podem ter malformações em outros órgãos, como coração, baço e intestinos.

 

TRATAMENTO

Se a árvore biliar intra-hepática não é afetada, é possível a realização de uma cirurgia de reconstrução do trato biliar extra-hepático. Esta cirurgia é chamada de procedimento de Kasai (em homenagem ao cirurgião japonês que desenvolveu a cirurgia, Dr. Morio Kasai) ou hepatoportoenterostomia.

Se a atresia é completa, o transplante de fígado é a única opção.

 

Dr. Fábio Soares da Silva, agenda aberta para consultas!

Telefone para Contatos (91) 9.9330-5094 ou (69) 9.9346-3191




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech