OUÇA AO VIVO!
TOP 40 20:00h às 22:00h
Tempo nublado 21° | Vilhena - RO   00:00:00 | 07 de Agosto
OUÇA AO VIVO
TOP 40 20:00h às 22:00h
18/07/2022 16:54:44

UNINASSAU/UNIFACIMED leva atendimento odontológico à comunidade indígena

A UNINASSAU/UNIFACIMED, por meio do curso de Odontologia, esteve, na última semana, na aldeia Joaquim, localizada na linha 11 da Zona Rural de Cacoal. No local, os acadêmicos do curso prestaram um importante trabalho de conscientização e orientação sobre saúde bucal.

Aproximadamente 20 indígenas, entre crianças e mulheres, participaram da orientação sobre a escovação correta e sobre a prevenção ao câncer bucal. Também foram distribuídos kits de higiene para as crianças da Aldeia. A ação contou com a parceria da Prefeitura de Cacoal.

De acordo com a professora do curso de Odontologia, Zilanda Almeida, o trabalho nas aldeias é essencial para a saúde bucal dos indígenas. “O benefício proporcionado por um atendimento especializado aumenta a qualidade de vida dos indígenas, que é seriamente afetada pelas doenças bucais. O centro acadêmico exerce, dessa maneira, a função de auxiliar a saúde deles, contribuindo para a manutenção saudável da tribo”, afirmou a professora.

 

Uma das partes mais importantes e de destaque deste atendimento na Aldeia foi a participação do estudante Agrael Oy Asoe Kuyxar Surui. O indígena, que pertence a própria aldeia, é acadêmico do 6º período de Odontologia da Instituição e contribuiu como intérprete na comunidade, já que muitos indígenas não entendem tão bem a língua portuguesa. “É de suma importância os atendimentos odontológicos e aplicação da educação em saúde bucal nos lugares remotos, como as aldeias, onde, muita das vezes, a saúde bucal é vulnerável. Para mim é um prazer poder contribuir na minha comunidade”, disse o acadêmico.

 

Aline Boone-Assessoria de Imprensa-UNINASSAU/UNIFACIMED




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech