OUÇA AO VIVO!
COMANDO DA MADRUGADA 01:00h às 04:00h
Tempo nublado 14° | Vilhena - RO   00:00:00 | 10 de Agosto
OUÇA AO VIVO
COMANDO DA MADRUGADA 01:00h às 04:00h
18/12/2014 17:56:47

Palestrante da UFRJ fala aos profissionais de saúde em Vilhena

  

Profissionais de diversos setores da saúde em Vilhena estiveram reunidos na noite dessa segunda-feira, 15, no auditório da Câmara de Vereadores, onde puderam participar do Curso de Antibioticoterapia, ministrado pela Farmacêutica Bioquímica da UFRJ mestre e doutora Jaqueline Rocha Borges dos Santos.

O Curso de Antibioticoterapia teve como finalidade atualizar os profissionais da categoria e auxiliar os mesmo que prescrevem antibióticos, conhecerem novos lançamentos de antibióticos, promovendo melhoria da qualidade da assistência.

Foram abordados temas como mecanismo de ação do antibiótico; resistência bacteriana; interações medicamentosas e indicação. Se o médico se capacita melhor para prescrever, ele vai atender melhor e então teremos duas vantagens: economia e a população será melhor assistida.

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde essa foi o primeiro curso nessa área e a adesão foi excelente. O Secretário Adjunto da Semus Clair Cunha Oliveira, disse na abertura do curso que mesmo em viagem a Brasília o secretário Vivaldo Carneiro, e prefeito Zé Rover ao saberem da possibilidade da realização desse curso para profissionais da saúde, foram os primeiros incentivadores na concretização do curso.

“Um dos benefícios da gestão Rover é a credibilidade que ele como mandatário oportuniza o crescimento dos profissionais da saúde. A iniciativa do curso surgiu junto a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar-(CCIH) com a Secretaria Municipal de Saúde e apoio do Conselho Federal de Farmácia, Hospital Regional, Atenção Básica e outros colaboradores.

A mestre e doutora, Jaqueline Rocha Borges dos Santos, falou sobre importância do uso racional de antibióticos, interações medicamentosas, importância da CCIH, importância dos exames de microbiologia, e tirou dúvidas dos profissionais da saúde durante o encontro. Mediante a tanta assunto novo a serem abordados, os organizadores já cogitaram a repetir o curso outras vezes.

Para a Organização Mundial de Saúde o Uso Racional de Medicamentos é uma necessidade que vem sendo alertada já há algum tempo, tendo em vista os problemas observados com o uso inadequado dos mesmos. De acordo com documentos oficiais desta organização, em todo o mundo mais de 50% de todos os medicamentos são receitados, dispensados e vendidos de forma inadequada, enquanto a maioria da população mundial carece de acesso aos mesmos. Se de um lado este fenômeno contribui para o aumento dos gastos de recursos públicos com saúde, do outro lado traz prejuízos à população.

 

Semcom




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech