MENU
×




Federação do Amapá inova ao usar urnas eletrônicas na Assembleia Geral
O presidente Dilson Belfort foi reeleito para o mandato até 2026, com a árbitra Regina Amador Pires, como vice-presidente. Foram definidos também os integrantes do Conselho Fiscal e os representantes dos competidores na Comissão de Atletas
Urna eletrônica no Amapá
Bragança Paulista – A Federação de Atletismo do Amapá (FAAp), que tem certificação concedida pela Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania de boa governança, em função da Lei nº 9.615, conhecida como Lei Pelé, realizou a sua Assembleia Geral Ordinária no dia 19 de março e inovou mais uma vez.
As eleições para a Presidência, Conselho Fiscal e da Comissão de Atletas foram feitas por intermédio de urnas eletrônicas, em parceira com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá. "Não tenho conhecimento de nenhuma confederação esportiva ou federação de atletismo que tenha usado o trâmite de eleição dessa forma", comentou o presidente Dilson Belfort, que integra o Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), como um dos representantes das federações filiadas. "Foi um exercício de cidadania e de democracia. Tinha gente que nunca havia votado em eleições normais por causa da idade e que tiveram o primeiro contato com a urna eletrônica."
Dilson lembrou que foi criada uma comissão eleitoral, com representantes dos clubes, regulamento e prazo de inscrição, além do pedido feito ao TRE e da realização de treinamento para a utilização das urnas.
O pleito teve quatro candidatos ao conselho fiscal, que foram eleitos, quatro atletas para três vagas na comissão e a chapa única para a Presidência, aclamada inicialmente e confirmada depois na urna.
Dos 126 atletas que podiam votar nos representantes, 42 participaram e cada um tinha direito a três votos (126 no total). Foram 4 horas de votação. Os mandatos vão até março de 2026.
Dilson Belfort foi reeleito, com a árbitra Regina Amador Pires, como vice-presidente. O Conselho Fiscal terá Bruno Borges Santos, Carina Holanda Martins, Wesley Borges de Souza e Antônio Valdecir Reis.
Já os representantes dos atletas são Hanna Flávia Bezerra Lima, Alexsander Holanda Miranda, Julie Brito de Souza e Elielson Borges da Rocha.
"Acho muito interessante essa iniciativa em nome da transparência, da democratização e do exercício da cidadania. Temos compromisso com a boa governança e defendo a pedagogia do exemplo. Queremos fazer que essas exceções virem regra", comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Fonte: Assessoria
Notícias Relacionadas

Cresol fortalece retomada do Rio Grande do Sul com participação na 47ª Expointer