OUÇA AO VIVO!
BAÚ DA ONDA 14:00h às 15:00h
Tempo nublado 26° | Vilhena - RO   00:00:00 | 19 de Abril
OUÇA AO VIVO
BAÚ DA ONDA 14:00h às 15:00h
09/03/2022 16:36:16

Aprofir MT apresenta estudo de segurança hídrica e sustentabilidade do polo agrícola do Centro–Sul de MT

Na manhã desta quarta-feira (09), a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir MT), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), realizou uma palestra no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), para a apresentação de estudo de segurança hídrica e sustentabilidade do polo agrícola do Centro-Sul de Mato Grosso. O evento contou com a participação de produtores, representantes de órgão públicos e associações ligadas ao agro e políticos convidados.

O presidente da Aprofir, Otávio Palmeira explica que o trabalho de pesquisa realizado em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa, tem como objetivo fornecer subsídios por meio de informações e dados concretos sobre a potencialidades hídricas superficiais e subterrâneas no polo Centro-Sul, e desta forma facilitar para o produtor no momento de acessar os órgãos públicos fiscalizatórios e de aprovação. “Nós sabemos as dificuldades do setor em se ter outorgas e em obter licenciamentos, mas prevemos que com este estudo, que é semelhante com o realizado por esta equipe no Oeste do estado da Bahia, conseguiremos oferecer embasamento técnico e científico para que sejam dadas condições de outorgas e assim aumentarmos o potencial de nossa agricultura por meio da irrigação”, disse.

O vice-presidente da Famato Marcos da Rosa, anfitrião do evento, classificou a iniciativa da Aprofir e UFV-MG como uma das mais louváveis em prol da agricultura dos últimos tempos. “Nós como produtores implementamos a fertilidade no solo de Mato Grosso, então mostramos que é possível produzir. Hoje nós não temos a segurança total da produção, pois temos um ano que chove muito e em outros temos uma seca, e aí entra a irrigação, com certeza a utilização do subsolo e de todo o potencial de irrigação de Mato Grosso vai garantir a produção do estado, diminuindo as quebras e trazendo a segurança econômica do produtor rural”, destacou.  

Um dos coordenadores do estudo que está em curso no polo agrícola do Centro-Sul de MT, em Primavera do Leste, o professor da UFV Everardo Mantovani destaca que ao final do projeto, o Estado poderá desenvolver ações para que a agricultura irrigável cresça de forma sustentável no polo em questão. “O estudo que propomos é conhecer de forma integrada as informações do polo de irrigação do Centro-Sul de Mato Grosso, centrada em Primavera do Leste, pois é uma região que tem uma agricultura irrigada importante e o crescimento deste setor na região depende do conhecimento das áreas de disponibilidade hídrica. A sociedade está muito preocupada com a água em si e o uso dela, e a falta de informação pode levar para o achismo e o emocional”, finalizou.

 

Nesta quinta-feira (10), a segunda palestra sobre o tema será realizada em Primavera do Leste na sede da UNICOTTON, no Distrito Industrial, também com início marcado para às 8 horas da manhã.

 

Fonte: Assessoria




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech