OUÇA AO VIVO!
SUPER MANHÃ 94,9 08:00h às 11:00h
Chuvas esparsas 23° | Vilhena - RO   00:00:00 | 29 de Março
OUÇA AO VIVO
SUPER MANHÃ 94,9 08:00h às 11:00h
09/03/2022 16:29:29

Recall de remédios: farmacêutica recolhe lotes de losartana

O laboratório Sanofi Medley recolherá todos os lotes do anti-hipertensivo losartana potássica, da marca Medley. A farmacêutica anunciou o recall após constatar a presença de impurezas mutagênicas nos produtos, o que pode acarretar risco à saúde dos usuários.

A medicação é utilizada no tratamento de hipertensão arterial e atua como bloqueadora dos receptores da angiotensina II (BRAs). O remédio consta na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e integra a primeira linha das drogas no combate às doenças cardíacas, de proteção aos rins em pacientes com diabetes tipo 2 e na recuperação após ataques cardíacos.

A farmacêutica informou que a retirada do produto é uma "medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos". Impurezas mutagênicas são substâncias químicas que podem causar mudanças no DNA de uma célula. "Este recolhimento é uma medida de precaução e, até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana", informou a farmacêutica por meio de nota.

 

Devem ser recolhidos os seguintes remédios com Losartana:

 

Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg

Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 100mg + 25mg

Valtrian® 50mg (losartana potássica)

Valtrian® 100mg (losartana potássica)

 

O recolhimento não apresenta nenhum custo para o paciente. Quem tiver um destes remédios deve ligar para o SAC da Medley 0800-703-0014 (segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00) para agendar a coleta da medicação.

 

Foto: Reprodução/Sanofi Medley

Fonte: Fabíola Nishi




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech