OUÇA AO VIVO!
A VOZ DO BRASIL 21:00h às 22:00h
Parcialmente nublado 23° | Vilhena - RO   00:00:00 | 17 de Agosto
OUÇA AO VIVO
A VOZ DO BRASIL 21:00h às 22:00h
14/09/2021 16:38:44

Balde Cheio da Semagri eleva em até 14 vezes a produção de leite de pequenos pecuaristas em Vilhena

Dezenas de produtores rurais de Vilhena são beneficiados pelo programa Balde Cheio, executado em Vilhena pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). Nesta semana, o prefeito Eduardo Japonês e o secretário municipal de Agricultura, Marcelo “Boca”, visitaram pecuaristas que aumentaram sua produtividade aplicando as técnicas do programa.

No fim de semana, o prefeito verificou os resultados positivos do plantel do casal de produtores Carlos Eduardo da Silva, popular “Carlinhos”, e sua esposa Jussara Adriana Farias da Silva, administradores da Cabanha Venceslau. Em 2013, antes de adotarem o programa Balde Cheio, cada vaca produzia 10 litros por dia e cada hectare tinha produtividade de 12,7 litros. Agora, com o Balde Cheio, a produtividade das vacas passou para 20 litros por dia e cada hectare produz um total de 175 litros, um aumento de quase 14 vezes.

“Os resultados são incríveis e fico feliz de ver que, desde que ajudei a trazer o projeto para Vilhena e a conscientizar os produtores a aderir a ele, a quantidade de leite no município aumentou muito, bem como a produtividade individual de cada um que participa do Balde Cheio. Isso gera mais renda e mais qualidade de vida a todos”, garante o prefeito Eduardo Japonês.

Marcelo “Boca” visitou o produtor de leite Cledimar Silva, da Associação dos Pequenos Chacareiros Setor Aeroporto (Apcsa). “Durante a visita acompanhei também o encascalhamento no corredor próximo à propriedade por uma equipe da nossa patrulha mecanizada do Porteira Adentro. O Balde Cheio capacita os pequenos produtores de leite com técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais desenvolvidos inicialmente pela Embrapa e agora difundidos pela Semagri. É muito bom vermos que o trabalho dá resultados importantes e práticos na vida das pessoas”, conta Marcelo.

 

Interessados em fazer parte do programa podem procurar a Semagri de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no prédio do antigo Verdurão, na avenida Jô Sato (BR-174). Mais informações podem ser conseguidas também pelo WhatsApp institucional da Prefeitura, 3919-7081.

 

Fonte: Semcom




Notícias Relacionadas

© todos os direitos reservados
Desenvolvido por Billtech