MENU
×Docente do curso de Direito da UNESC Rondônia lança livro “Criminologia da Corrupção no Brasil”
No dia 17 de junho acontece na unidade da UNESC Rondônia em Vilhena o lançamento do livro “Criminologia da Corrupção no Brasil”, de autoria do professor Fábio Henrique Fernandez de Campos. Docente da UNESC desde 2019, Fábio é professor de graduação e pós-graduação na área de Direito Penal e Direito Processual Penal.
O livro aborda o fenômeno da corrupção no Brasil sob a ótica interdisciplinar da criminologia. “Como a historicidade dos arranjos sociais e institucionais refletem a desigualdade e o desenvolvimento humano em nosso país no decorrer dos últimos cinco séculos. Dos quais os três primeiros fomos colônia”, destaca o docente da UNESC Rondônia. Com o alerta de não ser a corrupção sistêmica uma gaiola de ferro intransponível.
A obra aborda também o fenômeno da legitimação do poder e a divisão e confusão entre o público e o privado no Brasil. Inclusive a democracia participativa, que requer liberdade dos cidadãos, dentro de um contexto de capacidade, que desafia o desenvolvimento humano. “Como fator de superação para um cenário sistêmico de corrupção pública e privada, sem que isso signifique polarização da questão entre bem e mal, como prepondera atualmente no senso comum e, por fim, nega a ilusão do Direito Criminal como sendo a solução para o fim do problema”, ressalta o autor.
O livro será lançado às 18h, com direito a sessão de autógrafos. No lançamento, o público será restrito ao limite permitido, respeitando o distanciamento social exigido em virtude da pandemia do novo coronavírus. Será obrigatório o uso de máscara facial, bem como será disponibilizado álcool 70% para higienização das mãos.
Mestre em Direito e membro do Grupo de Estudos em Criminologia da Universidade Federal de Mato Grosso, Fábio Henrique Fernandez de Campos também é delegado da Polícia Civil do Estado de Rondônia desde 2005.
O livro pode ser adquirido também pelo link: https://lumenjuris.com.br/direito-penal-e-criminologia/criminologia-da-corrupcao-no-brasil-2021-2985/p
Fonte: Assessoria