MENU
×Com apoio da prefeitura, expedição ao Rio Roosevelt parte nesta terça–feira
Teve início nesta terça-feira a expedição do grupo de cientistas e pesquisadores americanos e brasileiros que irá percorrer os mais de 700 quilômetros do Rio Roosevelt, tendo como ponto de partida a Fazenda Baliza, localizada entre os municípios de Pimenta Bueno e Cacoal.
A equipe é formada por quatro membros, tendo como líder o professor da universidade de San Diego, na California, Marc André Meyers. Os demais integrantes são; o pesquisador do Exército, Hiran Silva, o coronel Ivan Gindri Angonese e o engenheiro americanp Jeffrey Lehmann.
Os integrantes concederam na manhã de segunda-feira, 20, uma entrevista coletiva para a imprensa onde destacaram os pontos importantes da expedição. A coletiva ocorreu nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic).
Segundo Marc André, a expedição é uma homenagem ao centenário de conquista do Rio Roosevelt, ocorrida em 1914, quando o então ex-presidente norte-americano, Theodor Roosevelt, acompanhado do marechal Cândido Rondon, fizeram o percurso quando o rio era conhecido por Rio da Dúvida.
Roosevelt e Rondon demoraram dois meses para concluir o trajeto em canoas. A equipe dos pesquisadores, que parte hoje, pretende fazer a viagem em 21 dias. O grupo vai descer o rio de caiaque, sem a utilização de barcos a motor até o trecho onde deságua no Rio Aripuanã, no estado do Amazonas.
“A expedição tem três objetivos. O primeiro é homenagear a viagem de Roosevelt e Rondon, o segundo é fazer observações científicas e o terceiro é ver o que mudou em cem anos. Após a viagem vamos lançar um livro e um documentário relatando a experiência”, disse Marc.
A Prefeitura de Vilhena concedeu apoio na intermediação do grupo com parceiros como o Corpo de Bombeiros que se comprometeu a prestar auxílio por terra nos primeiros 100 quilômetros da viagem, trecho de maior dificuldade devido ao grande número de cachoeiras. A prefeitura também concedeu informações sobre a região por via de material já publicado por pesquisadores locais.
SEMCOM