Quinta-feira, 21 de Junho de 2018

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Salão de beleza pode ser local de doenças; saiba como se proteger

Salão de beleza pode ser local de doenças; saiba como se proteger

06 de Agosto de 2013

 Você vai ao salão para fazer as unhas e sai de lá com uma micose, dermatite ou pior, com o vírus HIV ou da hepatite B ou C. Sim, isso pode acontecer caso o local não tome alguns cuidados básicos, como a utilização de materiais descartáveis e a correta esterilização dos utensílios.


Leia também:
Preta Gil volta a estrelar campanha da C&A

O que são as mechas de diamante?
Aprenda a fazer a maquiagem ideal para o trabalho

 

"A transmissão de micoses se dá através de lixas, espátulas e alicates que tenham tido contato com alguma unha contaminada. No caso das dermatites, elas ocorrem pelo contato com esmaltes, acetona e removedores de esmalte, através da sensibilização da pele após a retirada das cutículas. Já no caso do HIV e da hepatite, a transmissão ocorre por meio do contato com o sangue da pessoa", alerta a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira, de São Paulo.

 

Segundo a médica, o vírus da hepatite é resistente e pode viver fora do organismo por até sete horas. Já o HIV sobrevive por algumas horas e os fungos permanecem vivos por até três dias nos instrumentos.

 

Para evitar problemas, os salões devem oferecer lixas e palitos descartáveis e as manicures devem atender, preferencialmente, com luvas e máscara. Já alicates e espátulas precisam ser lavados com água corrente e sabão neutro para a retirada de restos de pele. Em seguida, devem ser colocados em embalagem própria para esterilização em autoclave, onde devem permanecer por pelo menos uma hora.

 

Também é importante que o salão faça um controle periódico da autoclave para certificar-se de que o aparelho esteja funcionando corretamente. "Após um determinado número de esterilizações, a autoclave gera um teste biológico para enviarmos à autorizada e a empresa fabricante faz a manutenção periodicamente", afirma Jack Cardoso, sócia-proprietária e nail designer do Cosmopolish, em São Paulo.
 

Fonte:Saude

Pagination

 

Compartilhe esta notícia
Salão de beleza pode ser local de doenças; saiba como se proteger


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por